Centro de Imagem Gecy Vieira Gonçalves terá novo sistema de entrega de resultados
VOLTA REDONDA - Os funcionários do Centro de Imagens Gecy Vieira Gonçalves, localizado no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda recebem um treinamento desde a última terça-feira, dia 20, para operar o novo sistema que está sendo implantado no local. A capacitação é ministrada para técnicos, médicos e para o setor administrativo e segue até o dia 29.
Através do treinamento, a equipe do Centro de Imagem vai aprender a operar o Sistema PACS (do inglês, Picture Archiving and Comunication System), uma ferramenta que viabiliza a comunicação e o arquivamento de imagens de maneira segura e padronizada, capaz de aumentar a produtividade, reduzir gastos e dar mais segurança aos profissionais e pacientes.
Com a implantação do PACS, o paciente terá acesso, de casa, ao laudo do seu exame. Através desse projeto, que passará a funcionar no início de novembro, o usuário receberá um código de identificação e, pelo computador ou celular, poderá acessar o seu laudo. Esse novo sistema também irá agilizar o tempo do laudo do exame garantindo rapidez, segurança e qualidade ao paciente. Outro objetivo da implantação desse sistema é reduzir o tempo de entrega dos exames de rotina de 20 para 10 dias.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Flavia Lipke, a nova ferramenta vai desburocratizar a retirada do laudo de exames realizados no Centro de Imagens. “O PACS vai garantir que os resultados dos exames sejam entregues com mais rapidez e facilidade, pois o paciente pode acessar de forma mais fácil o seu resultado e com mais conforto. Além disso, vai evitar que as pessoas precisem sair de casa, o que é muito importante nessa época de pandemia”, disse a secretária.
O Centro de Imagem Gecy Vieira Gonçalves acabou de ganhar também nova central de revelação. Com essa aquisição, mais dois aparelhos passarão a atender os pacientes da rede pública de saúde após a pandemia, aumentando a capacidade instalada de exames de raio-X de 100 para mais de 300 por dia. Antes da pandemia, quando o setor foi fechado para atender os pacientes com a covid-19, eram oferecidos 120 exames diariamente com apenas um aparelho.
O número de atendimentos foi reduzido para 30% da sua capacidade total em função da pandemia, registrando uma média 40 exames de raio-X por dia. Além disso, o Centro de Imagem está realizando 32 exames de mamografia e 40 de ultrassonografia diariamente. O local está seguindo todas as orientações de segurança e prevenção contra a covid-19, agendando três pacientes a cada meia hora.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde está aproveitando o Outubro Rosa, mês de conscientização para o controle do câncer de mama, e proporcionando um maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.
Para reforçar e agilizar a oferta de exames, haverá atendimento durante todos os sábados do mês de outubro. Serão ofertados 40 exames, sendo 20 na parte da manhã e outros 20 durante a tarde. O funcionamento do Centro de Imagem é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados funcionará das 8 às 17 horas.
Via: O Dia

Nenhum comentário:
Postar um comentário