Estabelecimentos atingidos foram os mais denunciados por descumprirem medidas de combate a Covid-19; após diálogo, restrições são abrandadas
VOLTA REDONDA - A Força-Tarefa que atua para garantir o cumprimento de medidas de combate a Covid-19 em Volta Redonda interditou essa semana, até 26 de dezembro, nove estabelecimentos comerciais. Os bares foram os que mais registraram denúncias na Central de Atendimento Único (CAU) e reiteradamente descumpriram as normas de combate ao coronavírus. A maioria das reclamações foi por aglomerações. A prefeitura e o Ministério Público do Estado do Rio decidiram, após reunião com a associação dos bares e restaurantes, abrandar algumas das medidas do decreto. O horário dos bares e restaurantes foi estendido até 22 horas e poderá haver música ao vivo até 20 horas.
As interdições foram feitas pelo Departamento de Atividades Econômicas e Sociais. Os bares são: Black Jack, Moods Ginkeria, Auê Bar, Galpão 546, República Bar, Esquina Grill, Master Chopp, Clube Umuarama e Infinity Louge.
Segundo o secretário municipal de Fazenda, Fabiano Vieira, a interdição está baseada no artigo 19 do Código Administrativo Municipal. “Esses foram os estabelecimentos que mais tiveram reclamações. E, após uma apuração e diante das novas medidas de combate a Covid-19, decidimos pela interdição temporária. Nosso objetivo é salvar vidas. Não podemos permitir que ocorra mais uma onda de contaminação”, disse Fabiano.
Visando evitar uma segunda onda da Covid-19, o prefeito Samuca Silva, após reunião com o Ministério Público do Estado do Rio, determinou novas medidas de combate a Covid-19.
Fica proibida a aglomeração de pessoas em áreas comuns de condomínios, prédios residenciais e similares; fica proibida a comercialização de bebida alcoólica após 22 horas; fica determinada a proibição de consumo e comércio de bebidas alcoólicas em vias e espaços públicos.
Como forma de diminuir a aglomeração nos estabelecimentos, que têm um aumento de público por conta do Natal, fica determinado o horário de funcionamento de todos os estabelecimentos de 08 às 22 horas (bares, restaurantes e similares até às 20 horas), de segunda-feira a domingo, limitado a 01 cliente a cada 10 m², observando os seguintes termos: uso obrigatório de máscara no interior da loja; medição de temperatura na entrada da loja; higienização de carrinhos e mãos dos clientes; álcool 70% para uso de clientes; proibição de degustações; entre outros.
“Essas medidas são necessárias para evitar um fechamento ainda maior. Infelizmente estamos vendo em outros países e cidade um fechamento ainda maior. Não podemos permitir a segunda onda. Além disso, lembro que estamos tomando as medidas necessárias para salvar vidas. Ontem (segunda-feira) assinamos um protocolo com o Instituto Butantan para a compra de 70 mil vacinas quando elas forem aprovadas pela Anvisa”, disse Samuca.
Associação de bares agradece por mudanças no decreto
Após reunião com representantes dos setores de bares, restaurantes e representantes dos músicos, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, decidiu pela retificação do Decreto 16.422. Trata-se do decreto que prevê medidas de combate à Covid-19, o novo coronavírus.
Com isso, bares e restaurante poderão funcionar até 22 horas (após esse horário apenas como delivery). E os estabelecimentos podem ter música ao vivo ou mecânica até às 20 horas.
“Chegamos a esse consenso com diálogo. Mas destaco que precisamos da ajuda de todos para manter o vírus sobre controle. Temos uma decisão judicial em vigor e caso passemos de 50% de ocupação de leitos de UTI, todas as atividades econômicas fecham automaticamente. Por isso, precisamos manter as medidas, evitar aglomerações, manter distanciamento social, usar máscaras e higienizar as mãos”, disse Samuca.
Em nota oficial, a Diretoria da Regional Sul Fluminense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em conjunto com a Diretoria do Polo Gastronômico agradeceram ao prefeito Samuca Silva e ao Ministério Publico do Estado do Rio de Janeiro, por atenderem, dentro do possível, as solicitações feitas pelo segmento de alimentação fora do lar na reunião realizada na última terça-feira, 15/12, no Palácio 17 de Julho, onde foram apresentadas algumas solicitações referentes ao Decreto Municipal 16.422/2020, publicado na segunda-feira 14/12.
“Mais uma vez a força do diálogo prevaleceu e todos chegaram a um consenso equilibrado para atender as prerrogativas do Governo Municipal, empresários, profissionais do segmento de alimentação fora do lar, aos artistas musicais e a população da cidade de Volta Redonda”, afirma a nota.
Via: Diário do Vale

Nenhum comentário:
Postar um comentário