Comunidade da Rua São Vicente de Paula, no bairro Niterói, se reúne há mais de 30 anos para decorar as casas no clima natalino. Lugar fica tão bonito que atrai milhares de visitantes.
VOLTA REDONDA - Casa do Papai Noel, sinos, renas, guirlandas e luz, muita luz! Todos os anos, Volta Redonda ganha mais um ponto turístico nesta época de Natal. É a Rua São Vicente de Paula, no bairro Niterói, onde moradores se mobilizam para fazer uma decoração especial (veja fotos abaixo).
O lugar fica tão bonito que atrai milhares de visitantes durante o mês de dezembro. São pessoas que vão até lá para tirar fotos da decoração e entrar no clima de Natal, o que enche a comunidade de orgulho.
Não é algo obrigatório, mas a adesão dos moradores é grande. Poucos são os que não se sentem envolvidos pela proposta de transformar a rua.
Para bancar os custos com a iluminação, os vizinhos criaram um carnê pago mensalmente para ajudar na conta de energia elétrica.
Tradição há 30 anos
A tradição surgiu há 30 anos, como forma de levantar o astral da cidade diante de uma crise econômica.
"Quando aconteceu a privatização da CSN e muita gente perdeu o emprego, a cidade ficou muito pra baixo. Conversando com nosso moradores, decidimos fazer alguma coisa pra levantar o astral da cidade. Estava na época do Natal, então decidimos enfeitar os nossos jardins. Na época, ninguém falava nessa quantidade de enfeites, mas foi tão impressionante ver as pessoas circulando aqui que a coisa cresceu", contou Cláudia Maria Freitas de Amorim, moradora e entusiasta da decoração.
Em todos estes anos, apenas em 2020 não houve a mobilização da comunidade, por causa da Covid-19. A pandemia, inclusive, vitimou pessoas que eram envolvidas no projeto. Não havia clima.
"Foi uma tristeza. Nós perdemos moradores e não tínhamos condições de fazer. Esse ano estávamos com uma dúvida tremenda, já que a gente precisava que boa parte da população estivesse vacinada", disse Cláudia.
Cuidados com a Covid-19
Para este ano, houve a dúvida. A decisão de voltar com a decoração coletiva só foi tomada em outubro, diante do avanço da vacinação.
"Tomamos todos os cuidados. Em cada grade de casa tem uma placa lembrando os visitantes de usarem máscara. Temos álcool em gel na entrada da casa do Papai Noel e em outros pontos, também. Está super organizado. É um trabalho que a gente faz com muito carinho", explicou Cláudia.
A rua ficará decorada assim até o dia 3 de janeiro.
Veja uma sequência de fotos da decoração:
Casas decoradas em bairro de Volta Redonda — Foto: Divulgação/Redes sociais
Presépio na Rua São Vicente de Paula, em Volta Redonda — Foto: Divulgação/Redes sociais
Rua de Volta Redonda iluminada para o Natal — Foto: Divulgação/Redes sociais
Rua São Vicente de Paula, em Volta Redonda, preparada para o Natal — Foto: Divulgação/Redes sociais
Casa decorada para o Natal em Volta Redonda — Foto: Divulgação/Redes sociais
Casa decorada para o Natal em Volta Redonda — Foto: Divulgação/Redes sociais
Via: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário