Segundo a prefeitura, até a manhã desta segunda-feira, 24,52% das crianças tinham recebido a vacina. Saiba quais postos estão aplicando o imunizante na cidade. Campanha vai até esta sexta-feira-feria em todo o Brasil.
VOLTA REDONDA - A procura pela vacina contra a poliomielite segue baixa em Volta Redonda. Segundo a prefeitura, até a manhã desta segunda-feira (05 de Setembro), apenas 24,52% do público-alvo da campanha havia procurado os postos. Isso significa que, das 12.543 crianças que devem ser vacinar, apenas 3.075 receberam o imunizante.
De acordo com o Ministério da Saúde, os números da vacinação também estão baixos em todo o Brasil. Desde que a campanha contra a pólio começou, no dia oito de agosto, pouco mais de dois milhões de crianças menores de cinco anos receberam a vacina. Isso corresponde a 18% do público-alvo, que é de 11, 5 milhões.
A paralisia infantil está erradicada há quase 30 anos no Brasil, mas para manter as crianças livres da doença é preciso atingir a meta de vacinação, que é de 95%. A campanha em todo o país vai até esta sexta-feira (9).
Público-alvo: crianças menores de 5 anos
A campanha nacional contra a pólio busca alcançar crianças menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado aos dois, quatro e seis meses de idade, via injeção intramuscular) ou que ainda não tomaram as doses de reforço.
Esse reforço, previsto pelo Calendário Nacional de Vacinação, é aplicado aos 15 meses e aos quatro anos de idade. São essas vacinas que são aplicadas via oral.
A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para se vacinar. O Ministério da Saúde orienta a quem perdeu o documento procurar o posto de saúde onde as vacinas foram aplicadas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via.
Pontos de vacinação em Volta Redonda
Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Paraíba, em Volta Redonda
Foto: Rose Gomes/TV Rio Sul
A vacina contra a poliomielite está sendo aplicada, de 8h às 16h, nas seguintes unidades de saúde:
- Siderlândia
- Jardim Paraíba
- Água Limpa 2
- São Geraldo
- Roma 1
- Vila Brasília
- Açude 1
- Dom Bosco
- Volta Grande
- Conforto
Sobre a poliomielite
A poliomielite, também chamada de "paralisia infantil", é uma doença infectocontagiosa transmitida por um vírus. Ela é caracterizada por um quadro de paralisia flácida.
O início é repentino e a evolução do déficit motor ocorre, em média, em até três dias. A doença acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, e tem como principal característica a flacidez muscular.
O Brasil está livre da poliomielite desde 1990, segundo o Ministério da Saúde. Em 1994, o país recebeu a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Via: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário