Mostrando postagens com marcador Coleta de Lixo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Coleta de Lixo. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Nova edição de descarte solidário de lixo eletrônico terá campanha de vacinação em Volta Redonda


VOLTA REDONDA - A Prefeitura de Volta Redonda, em parceria com o Rotary (Rotary Volta Redonda, Rotary VR Leste e Rotary VR Norte), realiza no próximo domingo, dia 19, a 6ª edição do Descarte Solidário de Resíduos Elétricos e Eletrônicos. O ato será na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, das 9h às 15h, acompanhado ainda de uma campanha especial de vacinação. O descarte será feito no sistema ‘drive-thru’ e não será preciso que as pessoas desçam do veículo para fazer o descarte. Uma equipe de voluntários fará a retirada da carga e quem desejar pode levar seu lixo eletrônico a pé.

A iniciativa tem como finalidade ajudar o meio ambiente e as pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de promover a destinação social e ambientalmente correta de materiais eletroeletrônicos em fim de vida útil. De acordo com o idealizador do projeto e diretor do Rotary Volta Redonda, Anderson Oliveira, essa será a primeira edição realizada em parceria com os fabricantes, através da Gestora Green Eletron, que foi criada para auxiliar as empresas no atendimento à lei 12.305/2010 sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Após assinatura de acordo de cooperação entre o Rotary Clube e a Green Eletron, esse projeto se tornou Distrital, com solicitações de atender todo território nacional. Assim, será possível receber pilhas, baterias, cartuchos de impressoras e tonners, além das lâmpadas de LED”, disse Anderson.

O diretor explicou ainda que uma bonificação será arrecadada com os fabricantes, para ser totalmente destinada às instituições sociais dos locais onde se realizam os eventos. No caso de Volta Redonda, essa edição vai contemplar a Apae e Apadefi. Já nos próximos eventos, a Casa da Criança e do Adolescente também será contemplada.

O Projeto

O projeto, que acontece sempre em um intervalo de seis meses, nasceu em Volta Redonda e já percorreu outros onze municípios do Sul Fluminense e da Baixada Fluminense. Com essa edição, Volta Redonda deve atingir a marca das 70 toneladas de material recolhido e uma arrecadação da ordem R$ 21 mil distribuídos para as instituições sociais.
Os materiais arrecadados são enviados para a reciclagem através de empresas ligadas e credenciadas pelos fabricantes, onde são feitos todos os processamentos de logística reversa com aproveitamento de 100% para reciclagem.

Ações em parceria com a Secretaria de Saúde

O evento conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que irá disponibilizar doses das vacinas contra a Covid-19, Sarampo e Poliomielite (oral), com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal.
A SMS orienta que a vacinação contra o Sarampo seja feita em adultos que ao longo da vida não receberam o reforço do imunizante. Pessoas que não tenham a caderneta de vacinação devem apresentar um documento de identidade com foto, CPF ou cartão do SUS. Já a vacina contra a Poliomielite será reforçada para crianças de 1 a 5 anos, que ainda não tenham tomado o reforço. Os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão de vacinação da criança no ato da imunização.

Equipes do Hospital São João Batista também estarão no local, realizando ações voltadas para atender a população, tais como incentivo a doação de sangue e controle da pressão arterial e do diabetes.

Via: PMVR

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Prefeitura divulga programação da coleta seletiva em Volta Redonda


Três cooperativas estão responsáveis pelos serviços de recolhimento, transporte e destinação do material reciclável separado pela população

VOLTA REDONDA - Com a retomada do serviço de coleta seletiva em Volta Redonda, a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) divulgou o cronograma da atividade, que ocorrerá de segunda a sexta-feira, em dois turnos. Três cooperativas de catadores de recicláveis: Folha Verde, Reciclar VR e Cidade do Aço irão realizar o recolhimento, transporte e destinação dos resíduos.

De acordo com a prefeitura, os bairros foram separados em setores e as três cooperativas vão se dividir no recolhimento, porta a porta, do material reciclável.

“Cada bairro tem seu dia definido na programação que pode ser conferida no Facebook da prefeitura ou pelo https://bityli.com/ecX2M”, disse o subsecretário de Meio Ambiente, Anderson Silva de Azevedo. Ainda segundo o subsecretário, as cooperativas fazem o recolhimento do material das 7h às 14h20 e de 15h30 às 22h50.

“É aconselhável que os moradores coloquem o material para fora de casa no início de cada turno, já que não há horário fixo para os caminhões passarem”, orientou Anderson.

Neste primeiro momento, não há necessidade de dispensar o material reciclável em embalagens especiais. Os catadores farão a identificação visual no momento da coleta. “Apenas pedimos que o material seja descartado seco”, alertou o subsecretário de Meio Ambiente.

Anderson destacou que é preciso que toda população se conscientize da função socioambiental importante que as cooperativas de catadores de recicláveis desempenham no município. Elas dão destinação adequada ao material que recolhem, aumentando a vida útil dos aterros sanitários, evitando que sejam descartados incorretamente e acabem até dentro dos rios.

Desta forma, os resíduos descartados podem retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou até diferentes dos originais, como a maioria dos papéis, vidros e plásticos, papelão e alumínio. Estes podem ser separados e entregues à coleta seletiva.

O secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, acrescentou que, além de beneficiar o meio ambiente, a coleta seletiva promove geração de renda. “As três cooperativas contratadas para executar o serviço em Volta Redonda contam com cerca de 50 cooperados. Isto significa que 50 famílias terão renda mensal garantida”, falou Munir, lembrando que, a princípio, o contrato é de 12 meses, mas o compromisso poderá ser prorrogado.

Via: O Dia

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Volta Redonda amplia segurança para impedir descarte irregular de lixo em aterro


Segundo a Secretaria de Infraestrutura, o local exclusivo para descarte de resíduos da construção civil estava abandonado, o que contribuía para prática de irregularidades

VOLTA REDONDA - A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) de Volta Redonda realiza obras para ampliar a segurança no aterro municipal, que fica às margens da Rodovia dos Metalúrgicos, utilizado exclusivamente para o descarte de lixo da construção civil. A intenção da Prefeitura é impedir o descarte irregular de resíduos, contribuindo com a segurança ambiental.

Neste primeiro momento foi feita a construção de uma guarita e a recuperação da cancela, que filtra a entrada de veículos no local. Conforme as informações de uma das responsáveis pela obra, Poliana Aparecida Moreira Gama, o local estava abandonado, o que acabava facilitando a prática de irregularidades.

“Estávamos com muito problema de pessoas jogando qualquer tipo de material lá dentro e isso não pode. É um crime ambiental. Jogavam sofá, geladeira, animais mortos e outros materiais. Agora estamos estruturando o aterro todo: criando a guarita; iremos colocar um guarda para acompanhar o que está entrando e saindo. Pintar, arrumar a cancela. Iremos tratar muito bem o aterro e é papel da prefeitura ter este cuidado”, disse Poliana.

Segundo o prefeito Antônio Francisco Neto, o objetivo é cuidar de todas as áreas da cidade, para que Volta Redonda volte a sorrir e ser motivo de orgulho para todos.

“Estamos aos poucos trabalhando e criando formas de retomar os melhores dias da cidade. As dificuldades estão muito grandes, mais do que poderíamos esperar. Mas não vai faltar empenho e muita dedicação de todos”, afirmou.

Via: O Dia