Mostrando postagens com marcador Estado do Rio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Estado do Rio. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Estado do Rio registra 81 casos ativos da varíola dos macacos


No momento, 21 suspeitas seguem em investigação e 70 foram descartadas

RIO - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou, nesta terça-feira (19 de julho), 81 casos ativos da varíola dos macacos (monkeypox) no estado do Rio de Janeiro. São 71 na Região Metropolitana I e oito na Região Metropolitana II, um na Região dos Lagos e um na Noroeste). Além disso, 21 seguem em investigação e 70 foram descartados.

A secretaria ressalta que, embora a doença tenha sido identificada primeiro em macacos, os animais não têm relação com o surto atual. Os casos confirmados e suspeitos são monitorados diariamente pela SES e pelas equipes de Vigilância em Saúde dos municípios.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que todos os casos confirmados, até o momento, apresentam boa evolução clínica. De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas desaparecem em poucas semanas na maioria dos casos. No entanto, é possível a ocorrência de casos graves e óbitos.

A doença

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo, íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. Esse contato pode ser, por exemplo, um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou com secreções e mucos da pessoa infectada.

Os sintomas iniciais costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Em geral, entre 1 a 3 dias após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

Via: O Dia

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Volta Redonda alerta para reforço das medidas de prevenção à covid-19 após identificação de variante no estado


Variante delta, antes conhecida como indiana, foi confirmada em dois municípios: Seropédica e São João de Meriti

VOLTA REDONDA - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda fez um alerta nesta terça-feira, dia 06, para reforço das medidas de prevenção à covid-19 após identificação de variante na Baixada Fluminense. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou dois novos casos da variante delta (B.1.167) do novo coronavírus – antes conhecido como indiana– nos municípios de Seropédica e São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Os casos foram notificados entre os dias 16 e 17 de junho, tendo a presença da variante delta confirmada na segunda-feira, dia 06, após ser sequenciado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, segundo a secretaria estadual.

O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, Carlos Vasconcellos, pediu que população intensifique as medidas individuais de prevenção à covid-19 por conta dessa variante circulando no Estado do Rio. Vasconcellos destacou que a vigilância nos serviços de saúde no município também será reforçada, pois a variante delta tem se demonstrado mais virulenta, ou seja, mais agressiva.

“A presença dessa variante aumenta a nossa preocupação porque é mais agressiva, inclusive tem contaminando pessoas vacinadas apenas com uma dose da vacina contra a covid-19. Por isso, as medidas de prevenção individuais precisam ser reforçadas como uso de máscara, distanciamento social, limpeza rigorosa das mãos e de higiene corporal para que nós possamos evitar a disseminação do novo coronavírus, com risco de ser, sobretudo, dessa variante”, disse o médico sanitarista.

Vasconcellos ainda mencionou que pessoas que tenham histórico de deslocamento para essas cidades e que apresentem sintomas da doença serão investigados para a variante e devem ficar em isolamento até o cumprimento dos procedimentos em saúde.

A variante delta foi detectada em quase 100 países, um caso da cepa já havia sido anotado no Estado do Rio em maio deste ano. Apesar disso, a linhagem P.1 (brasileira) continua sendo a mais comum na região.

Via: O Dia

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Volta Redonda prepara adesão ao Proeis, convênio de segurança com Estado


Programa prevê que policiais da região poderão ser contratados para atuar durante os dias de folga

VOLTA REDONDA - O município de Volta Redonda iniciou o processo de adesão ao Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), da Polícia Militar, que possibilita a contratação de policiais para atuar durante os dias de folga. Nesta segunda-feira, dia 28, o prefeito Antonio Francisco Neto recebeu o chefe da sessão de coordenadoria do programa, tenente-coronel Marcelo Brasil, que apresentou detalhes para firmar a parceria. Com o projeto, a cidade poderá reforçar o policiamento em mais de 20 locais, conforme informou a prefeitura.

O Proeis funciona através de convênio entre a PM e prefeituras fluminenses, com foco na redução da criminalidade. O programa prevê que policiais poderão ser contratados para atuar durante os dias de folga. O pagamento pelos serviços fica por conta da administração municipal. Para ingressar no convênio, a prefeitura terá que quitar um débito existente junto ao Proeis.

Com o convênio, o governo municipal ficará responsável por recuperar quatro viaturas que estão em baixa no 28º BPM (Batalhão da Polícia Militar). Estão previstos para receber o reforço no policiamento os seguintes locais: Vila Santa Cecília, Retiro, Amaral Peixoto, Aterrado, Santo Agostinho, Volta Grande, Santa Cruz, Vila Rica/Tiradentes, Vila Rica/Três Poços, Conforto, São Luiz, Belmonte, Açude (I, II, III e IV), Vila Americana, Siderlândia, região do Roma e Vila Brasília e adjacências.

O coordenador do Proeis, tenente-coronel Marcelo Brasil, comentou que a assinatura do convênio demonstra a importância com o setor de Segurança Pública.

“Ele está preocupado em melhorar a segurança pública no município, trazendo mais policiais para trabalharem diariamente na cidade. Com isso, há uma redução da criminalidade e o aumento da sensação de segurança por parte dos moradores”, disse.

O planejamento do Proeis acontece de acordo com as demandas identificadas pelo município. Em Volta Redonda, a Guarda Municipal vai gerir e traçar estratégias junto com a Polícia Militar. No programa, os policiais residentes da região se somarão ao efetivo do batalhão local da PM.

“A grande vantagem é que um policial presta e consome o serviço na própria região. Então ele está muito mais engajado na melhoria da segurança pública de Volta Redonda”, afirmou o coordenador do Proeis.

Para a comandante do 28º BPM, tenente-coronel Andreia Campos, a parceria vai promover uma maior visibilidade do policiamento, inibindo a prática de crimes e favorecendo a segurança pública de Volta Redonda.

“Os policiais militares do Proeis estarão fardados e devidamente identificados através de um suporte braçal e a viatura caracterizada, se somando ao policiamento do 28º BPM. Segurança é um dever de todos nós. E isso mostra que a prefeitura está preocupada com seus munícipes, fazendo um investimento que vem ajudar a Polícia Militar no combate a criminalidade na área do 28º BPM. Com certeza a população vai ser beneficiada”, garantiu a comandante.

“Bairro Seguro”

A adesão ao Proeis irá viabilizar a realização de outro programa, o “Bairro Seguro”, que atualmente é realizado pela Polícia Militar apenas na capital. A previsão é que além do Proeis, mais 30 policiais venham reforçar o policiamento em Volta Redonda. 

“Quero dar uma segurança e aumentar a parceria com a Polícia Militar. Quero que Volta Redonda seja o maior parceiro do Estado na segurança. Estamos investindo na compra e instalação de 600 câmeras, com cerca de 40 com leitura de placas”, disse o prefeito Neto citando o projeto "VR Mais Segura".

Via: O Dia

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Volta Redonda recebe 10 respiradores para equipar novos leitos no Hospital do Retiro


Equipamentos serão instalados em parceria com empresários da cidade

VOLTA REDONDA - A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda começou a equipar os leitos recém-construídos no anexo ao Hospital Municipal Munir Rafful (HMMR), do Retiro. A unidade recebeu 10 respiradores, na manhã desta sexta-feira, dia 16, para atendimento às vítimas da covid-19 em estado grave. Segundo a prefeitura, dez monitores, camas e outros itens chegam nos próximos dias para completar a montagem dos novos leitos.

De acordo com a diretora-geral do hospital, Márcia Cury, para colocar em funcionamento os leitos também são feitos investimentos para a ampliação da potência da energia do hospital.

“Vamos substituir os dois atuais transformadores e, com isso, dobrar a capacidade de gerar energia. Serão transformadores mais potentes, que vão suportar toda a carga necessária para atender os novos equipamentos, que são além dos respiradores, o sistema de refrigeração deste novo setor do hospital”, disse Márcia.

Ainda segundo o governo municipal, antes disso, já havia providenciado a troca do sistema de abastecimento de oxigênio da unidade. Com isso, já foram abertos nos últimos dias, 10 leitos de UTI, 46 de Clínica Médica e outros quatro de unidades intermediárias.

As obras físicas dos leitos hospitalares já estão concluídas e aconteceram por conta de uma campanha de arrecadação de verbas com comerciantes e empresários locais, além de pessoas físicas e igrejas. A campanha Conexão Solidária arrecadou mais de R$400 mil e foi uma iniciada através de uma parceria entre o prefeito Antonio Francisco Neto e a CDL-VR, mas ganhou adesão de diversos setores da sociedade ao longo dos meses.

Nesta etapa, foram preparados 30 leitos no anexo ao Hospital do Retiro, no prédio da FOA/UniFOA, no campus Leonardo Mollica. Passada a pandemia, os leitos ficarão de legado para a rede pública de saúde. Com a chegada dos equipamentos, a Prefeitura fica perto de inaugurar o anexo.

Via: O Dia

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Detran realiza mais de 150 atendimentos de urgência durante recesso


Os usuários que estavam com serviços agendados anteriormente poderão retornar às unidades do Detran nos dez dias úteis seguintes à reabertura dos postos (5 de abril)

VOLTA REDONDA - O motorista de caminhão Marcelo José Costa, de 53 anos, é um dos 156 usuários que foram atendidos em regime de urgência pelo Detran durante este período de recesso provocado pela pandemia de covid-19. Marcelo teve os documentos roubados e não poderia ficar sem trabalhar, porque dirige um caminhão frigorífico e abastece de alimentos os mercados do estado, inclusive neste momento em que outros trabalhadores estão em casa, tentando se resguardar da doença.

Com o boletim de ocorrência, ele foi na terça-feira (30) à sede do Detran, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, para fazer sua nova carteira de habilitação. E ficou feliz por resolver o problema. "O atendimento foi rápido e já estou saindo daqui com a minha nova habilitação", disse.

Da última sexta-feira (26) até esta quarta-feira (31), o Detran realizou 95 atendimentos emergenciais no setor de Habilitação e 61 no de Identificação Civil. Os serviços oferecidos pelo órgão foram a confecção de segunda via da identidade e de carteira de habilitação para quem teve o documento roubado ou furtado, como Marcelo.

Com especial atenção para as regras de distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel, o Detran ofereceu o serviço emergencial para profissionais de atividades essenciais, como saúde e segurança, e para quem exerce atividade remunerada, nos casos de roubo ou furto.

O agendamento foi realizado pela Ouvidoria do órgão através do site (www.detran.rj.gov.br). Além da sede do departamento, quatro unidades do interior do estado (nos municípios de Petrópolis, Volta Redonda, Cabo Frio e Campos dos Goytacazes) abriram para o atendimento de urgência.
Os usuários que estavam com serviços agendados anteriormente para o período de recesso (entre 26 de março e 4 de abril) poderão retornar às unidades do Detran nos dez dias úteis seguintes à reabertura dos postos (05/03), sem necessidade de reagendamento para os serviços de habilitação, identidade e de veículos.

O Detran reforça que, a pedido do órgão, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) prorrogou todos os prazos de vencimento de documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação, e de processos, como os utilizados para recorrer de multas e tirar a carteira de habilitação, entre outros procedimentos. Veja mais informações no site do Detran.

Muitos serviços, como o licenciamento anual, já estão sendo realizados de forma digital. O objetivo é evitar que a população saia às ruas, para fazer com que o Estado do Rio tenha sucesso na contenção da covid-19 em seu território. O recesso sanitário foi decretado pelo governador em exercício, Claudio Castro, com o objetivo de frear o contágio pelo coronavírus.

Via: O Dia

quarta-feira, 31 de março de 2021

Estado do Rio oferece ajuda a mulheres em situação de violência doméstica e familiar


Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) fornecem orientação jurídica e encaminhamento para serviços médicos ou casas abrigo em 31 municípios do Rio de Janeiro. Veja a lista de endereços.

RIO - O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) conta com 36 unidades de atendimento para mulheres que sofrem violência doméstica e familiar em todo o Estado do Rio de Janeiro.

São os CEAM, Centro Especializado de Atendimento à Mulher, presente em 31 municípios.

No local, as mulheres que se sentem ameaçadas poderão contar com orientação jurídica e encaminhamento para serviços médicos. Os atendimentos são individuais e buscam promover a reflexão sobre a situação de violência vivida, com o objetivo de romper o ciclo de violência estabelecido.

O CEAM realiza a análise de risco, a partir da qual se analisa a necessidade de acolhimento institucional especializado ou na rede socioassistencial, conforme avaliação do grau de risco de cada caso. Em caso de risco iminente de morte, a mulher e seus filhos são encaminhados para um abrigo especializado de proteção à mulher em situação de violência doméstica.

Veja os endereços:

Nilópolis

CASA DA MULHER NILOPOLITANA
        End.: Rua Antônio João Mendonça, n° 65 – Centro - Nilópolis. CEP: 26.540-020
Tel.: (21) 2691-6887 Horário de Funcionamento: de 9h às 17h

Seropédica

NIAM SEROPÉDICA
        End.: Rua: Travessa Abgail Vicente de Lima, n°8 – Fazenda Caxias- Seropédica
Tel.: 3787-6796 - Horário de 9h às 17h - Email: niamseropedica@gmail.com ou Jamilarmh@gmail.com

Volta Redonda

CEAM VOLTA REDONDA
    End.: Rua Antônio Barreiros N° 232 Bairro Nossa Senhora das Graças - Telefone: 3339-9025

Via: G1