Seis aves, todas com cerca de 15 anos de idade, vieram de um criatório em Areal que está encerrando as atividades.
VOLTA REDONDA - Seis araras-azuis foram recebidas nesta semana no zoológico de Volta Redonda. As aves chegaram na cidade na terça-feira (30), vindas de criatório em Areal, que está encerrando as atividades.
Segundo a prefeitura, que administra o espaço, é a primeira vez na história que o zoológico recebe esta espécie de arara. As seis aves têm cerca de 15 anos de idade.
As araras foram recebidas por equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do zoológico, que vão conduzir uma adaptação das aves ao novo ambiente em que vão viver.
Inicialmente, elas ficarão em isolamento para passar por exames e demais avaliações para adequação da alimentação.
Ainda de acordo com a prefeitura, o processo pode demorar de três a quatro semanas.
Sobre a arara-azul
As araras-azuis são aves sociais que vivem em família, bandos ou grupos — é difícil encontrá-las sozinha em vida livre. Elas estão entre as mais inteligentes do grupo das aves.
Podem medir até 1 metro (da ponta do bico a ponta da cauda), sendo a maior espécie no mundo da família psittacidae. Adultas pesam até 1,3 kg, porém, filhotes podem atingir até 1,7 kg no período de pico de peso.
A plumagem tem a cor azul-cobalto degradê da cabeça para a cauda, sendo preta a parte inferior das penas das asas e cauda. Possuem amarelo intenso ao redor dos olhos, pálpebras e na pele nua em torno da base da mandíbula.
O bico é grande, maciço, curvo e preto, formando quase um círculo com a cabeça. A língua espessa e preta chama atenção pela faixa amarela nas laterais. As informações são do Instituto Arara Azul.
Via: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário