Mostrando postagens com marcador OAB. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador OAB. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Ordem Pública e Guarda Municipal participam de Roda de Conversa na OAB de Volta Redonda


Cuidados, fiscalização e proteção ao meio ambiente foram temas do bate-papo

VOLTA REDONDA - O secretário municipal de Ordem Pública de Volta Redonda, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, o guarda municipal Mario Petrili e o conselheiro municipal de Juventude, Rodrigo Beltrão, participaram da Roda de Conversa promovida pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Volta Redonda. O encontro aconteceu nesta semana, na sede da entidade no bairro Jardim Paraíba. O tema foi “A Importância da Guarda Municipal na Proteção do Patrimônio Ambiental do Município”.

Os agentes da segurança pública explicaram aos presentes que a Guarda Municipal (GMVR) tem o dever legal de proteger o patrimônio ecológico e ambiental do município, e isso é feito através de rondas diárias nas áreas verdes, como o Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, Refugio da Vida Silvestre Vale dos Puris, Parque Natural Municipal de Volta Redonda, além dos limites da Área de Relevante Interesse Ecológico Floresta da Cicuta.

Entre as ações de destaques estão: combater as queimadas que causam muitos prejuízos; impedir a caça e pesca ilegais, bem como os maus-tratos de animais; combater a venda ilegal de animais silvestres; fiscalizar o descarte ilegal de resíduos, e combater as construções irregulares nas margens dos rios e córregos que cortam o município.

“É importante que as pessoas tenham conhecimento do nosso trabalho na preservação e manutenção das áreas ambientais do município”, disse o guarda Petrili, graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental, especialista em Educação Ambiental e Direito Ambiental.

“Atualmente, os guardas municipais da nossa cidade estão preparados para atuarem como fiscais do meio ambiente, fazendo o serviço com propriedade e sempre podemos contar com a consultoria especializada do GM Petrili”, ressaltou o secretário Luiz Henrique, acrescentando que é preciso a participação da população através de denúncias, que podem ser feitas aos números 153, 156 e 199.

No final do evento, a OAB/VR entregou um certificado a todos os participantes.

Via: PMVR

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

OAB de Volta Redonda debate sobre implantação do Processo Judicial Eletrônico


A entidade realiza aulas online gratuitas para aperfeiçoamento e atualização da classe

VOLTA REDONDA - Um dos temas debatidos pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de Volta Redonda, no decorrer da semana, é a implantação do Processo Judicial Eletrônico, medida que se torna comum no país trazendo a tona, porém, elogios e críticas da classe.

O professor e advogado Pedro Dalbone, responsável por avaliar o tema junto aos profissionais da área, disse que a informatização do processo judicial é necessária e imprescindível, principalmente no período de pandemia de covid-19, que exigiu a manutenção da rotina do processo, porém associado ao distanciamento social.

“Sua implantação trouxe grandes transformações para o dia a dia dos operadores do direito (Advogados, Defensores Públicos, Procuradores, Promotores de Justiça e Juízes), trazendo benefícios e malefícios. O fato dos processos judiciais ficarem à disposição das partes, 24 horas por dia, inclusive, nos fins de semana e feriados, facilita o trabalho dos procuradores das partes e dos demais órgãos”, destacou.

Dalbone também acrescentou que a informatização reduz custos do processo, assim como, acaba reduzindo custos para os advogados, defensores, que não precisarão se deslocar até a comarca para ter acesso aos autos.

O jurista ressalta ainda que, a implementação da Lei nº 11.419/2006, dispondo sobre a informatização dos processos judiciais, gerou comodidade, facilidade de acessos às informações, diminuição de contato pessoal, automação das rotinas e das decisões judiciais, celeridade dos processos, entre outros benefícios.

“A informatização eliminou tarefas demoradas, como juntadas, autuações de autos, e outras burocracias, além da redução do espaço para arquivo de processos. O meio ambiente agradece a economia de papel e outros acessórios, como a tinta de impressora”, disse.

Mas segundo Dalbone, a dificuldade está nas adaptações ao sistema que nem sempre seguem padrões uniformes, podendo variar entre Estados que optam por configurações distintas.

“Nem sempre o advogado, em especial, os mais antigos encontram facilidade de acesso a alguns sistemas haja vista as incompatibilidades com navegadores e softwares. Isso acaba criando uma dificuldade no acompanhamento do processo”, finalizou.

Por conta dessas dificuldades, a OAB de Volta Redonda, tem mantido uma agenda de palestras e aulas online gratuitas para aperfeiçoamento e atualização da classe em relação a temas diversos, como explica o presidente da OAB-VR, o advogado Rodrygo Monteiro.

“A pandemia exigiu audiências virtuais e nos exigiu um maior conhecimento de informática como também acesso as mudanças na legislação que são constantes e, por isso, investimos diariamente em ações que facilitem e atualizem a classe disponibilizando a todos acesso às mudanças impostas pelo nosso dia a dia”, concluiu.

Via: O Dia

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

OAB de Volta Redonda inaugura Sala do Advogado na Casa de Custódia


O espaço é fruto da parceria da OAB-VR e a Secretaria Estadual de Segurança Pública

VOLTA REDONDA - Nesta quarta-feira, dia 15, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Volta Redonda inaugurou a Sala dos Advogados Sobral Pinto na Cadeia Pública Franz de Castro Holzwarth, conhecida como Casa de Custódia, localizada no bairro Roma, em Volta Redonda. O ambiente irá permitir aos profissionais da área, maior agilidade na expedição de eventual documentação.

A solenidade, em local aberto com distanciamento social, reuniu pelo menos 50 profissionais da área. Entre eles, o presidente da Caarj (Caixa de Assistência do Advogado do Rio de Janeiro), o advogado Ricardo Menezes, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o também advogado Rodrygo Monteiro e presidentes de subseções da OAB do estado do Rio de Janeiro.

A Sala do Advogado vai atender profissionais de toda a região, somando 15 municípios, incluindo advogados da Costa Verde, que se deslocam para o município para atender clientes na Casa de Custódia, referência na região, responsável por receber presos das cidades do Sul Fluminense. A sala do advogado vai funcionar sete dias por semana, das 9h às 17h.

O local conta com três computadores, ar condicionado e mesa de reunião. Com a Sala do Advogado, os profissionais que atuam na área criminal passam a contar com um espaço dentro da Casa de Custódia, climatizado, computadorizado e com internet, como explicou o presidente da OAB-VR, Rodrygo Monteiro.

“Esta sala é fruto de um trabalho intenso, de parcerias que deram certo, tudo pensado com cuidado para que nossos advogados possam exercer seu trabalho com dignidade em um ambiente adequado e equipado para facilitar o dia a dia dos profissionais que atuam na nossa região. Agora, com esta sala, caso o advogado precise elaborar uma petição, por exemplo, ele poderá utilizar esse espaço dentro da Casa de Custódia, sem precisar se deslocar até o seu escritório”, disse.

O espaço também ganhou o apoio do diretor da Cadeia Pública Franz de Castro, Oswaldo Fernandes de Oliveira.

“Muito oportuna. Caso estivesse advogando, estaria muito satisfeito em vir aqui e poder receber esta estrutura. A OAB está de parabéns pelo trabalho desempenhado”, disse Oliveira.

Fruto da parceria pioneira da Seccional da OAB-VR e a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o espaço também ganhou incentivos do presidente da Caarj, Ricardo Menezes.

“Nossa missão é valorização da classe e para o advogado que atua na área criminal, esta sala demonstra que havendo diálogo entre as instituições e sociedade civil há sempre progresso”, falou Menezes.

Via: O Dia

terça-feira, 14 de setembro de 2021

MEP participa de reunião com o presidente da OAB de Volta Redonda


Durante o encontro, a equipe apresentou a história e as atuações do Movimento

VOLTA REDONDA - Integrantes do Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR) participaram de uma reunião com o presidente da OAB-VR, Rodrygo Vidal Gomes Monteiro. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, (10 de setembro), e foi intermediado por Izaías Francisco da Cruz Neto, ligado às comissões da entidade.

O Movimento foi representado pelos conselheiros Luiz Gustavo Cavalcanti Araújo, Amanda Mattos e José Maria da Silva (Zezinho) que durante a conversa falaram sobre a história e as atuações do MEP, na sua continuada interdependência nas movimentações.

“A busca pela ética na política fez nascer em Volta Redonda, o Movimento em 1997 , e tem hoje nas suas movimentações pilares ligados à política como serviço, a educação e às questões ambientais. A marca sempre na linha dos direitos humanos”, explicou Amanda.

O conselheiro e advogado, Luiz Gustavo apontou as diferentes articulações e mediações sociopolíticas feitas pelo MEP.

“O Movimento cresceu e ganhou crédito e hoje mantém diálogo com as instituições e segmentos sociais, inclusive com mediação de debates político nos diferentes processos eleitorais da cidade, promovendo debates, buscando valorizar sempre a democracia”, destacou o conselheiro e advogado.

O presidente da OAB-VR, Rodrygo Vidal Gomes Monteiro, considerou a oportunidade importante.

“Agradeço o aceite de vocês para nosso diálogo. A OAB, tem uma função social e a proximidade com a sociedade é muito importante. Tenho procurado trabalhar na linha da proatividade e do diálogo”, disse.

O diretor executivo do MEP-VR, José Maria da Silva, o Zezinho, comentou sobre a relação advocacia e comunidade.

“O encontro foi muito positivo, ficamos agradecidos, tanto que o Dr. Rodrigo solicitou ao Dr. Izaías, agendar um novo encontro para discutir com o MEP possíveis projetos em articulação com a OAB”, finalizou Zezinho.

Via: O Dia

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

OAB de Volta Redonda terá Sala do Advogado na Casa de Custódia


O espaço permitirá aos profissionais maior agilidade na expedição de eventual documentação

VOLTA REDONDA - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Volta Redonda terá uma Sala dos Advogados na Cadeia Pública Franz de Castro Holzwarth, também conhecida como Casa de Custódia, no bairro Roma. A montagem do local está em fase de conclusão.

A iniciativa irá permitir aos profissionais da área maior agilidade na expedição de eventual documentação, como uma petição, por exemplo, além de ofertar um ambiente climatizado com computadores e internet, para peticionamento eletrônico.

A Sala do Advogado estará disponível para a classe de toda a região e é resultado de uma parceria pioneira da Seccional da OAB-VR e a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

“Nossa missão é valorização da classe. Identificamos que os profissionais que atuam no sistema criminal e penitenciário enfrentam dificuldades para o atendimento ao cliente, pois caso precisem elaborar uma simples petição, atualmente, eles precisam se deslocar até seus escritórios, demandando tempo, custo e desgaste pessoal. Mas com a Sala do Advogado, a classe da nossa região, terá à disposição um espaço a altura das suas necessidades e funcionando sete dias por semana, das 9h às 17h”. disse o presidente da OAB-VR, advogado Rodrygo Monteiro.

O secretário geral da OAB-VR, o advogado Bruno Oliveira que, atua na área criminal, comentou que a Sala do Advogado, na Casa de Custódia, dará dignidade ao profissional que passa a contar com espaço confortável para organizar depoimentos, redigir petições, entre outros.

“Este espaço representa um grande avanço para todos os advogados, além de demonstrar que havendo diálogo entre as instituições e sociedade civil há sempre progresso”, completou, lembrando que a Sala do Advogado atenderá profissionais de diversas cidades da região, entre elas, Angra dos Reis e Paraty.

Além da Sala do Advogado, a Casa de Custódia que atende todas as cidades do Sul Fluminense conta com programas de ressocialização dos detentos. O diretor da unidade, Oswaldo Fernandes de Oliveira, destacou a realização de cursos profissionalizantes como de pintor e padeiro, entre outros, cujo objetivo é dar aos detentos formação profissional, além de utilizar o aperfeiçoamento dos novos profissionais no dia a dia da Cadeia Pública.

“A Sala do Advogado vem acrescentar muito ao nosso projeto de uma unidade com ambiente adequado para atender tantos os profissionais que atuam aqui, quanto para abrigar nossos detentos”, explicou.

Ainda de acordo com Oswaldo Fernandes de Oliveira, a unidade recebeu pinturas, realizada pelos próprios presos e passou a contar com espaço adequado para diversos atendimentos, entre eles, sala de fisioterapia. A unidade foi projetada para abrigar 302 internos, mas atualmente tem 260 presos, incluindo mulheres.

Via: O Dia

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

OAB de Volta Redonda realiza eventos em comemoração ao Mês do Advogado


Evento será no próximo sábado, (21 de agosto) 

VOLTA REDONDA - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Volta Redonda em comemoração ao Mês do Advogado, celebrado em Agosto, realizará no próximo sábado, dia 21, a tradicional ‘Caminhada do Advogado’ pelas ruas do bairro Aterrado, seguida de Feijoada de Confraternização, no Hotel Bela Vista.

Os eventos, segundo o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o advogado Rodrygo Monteiro, seguirão os protocolos de combate a covid-19. Os participantes deverão usar máscara, manter a higienização de mãos em álcool gel, distribuídos pela OAB. O distanciamento social também será exigido e os eventos serão ao ar livre.

“Estamos tomando o máximo de cuidado a fim de garantirmos os protocolos contra a covid-19 e, por isso, faremos tudo ao ar livre, com medidas de prevenção à doença”, ressaltou Monteiro, lembrando que a maioria das atividades realizadas, no decorrer do mês pela entidade, tem sido pelo sistema online.

Para atender os advogados e comunidade, a agenda do Mês do Advogado, tem sido com programação diversificada. Boa parte dos eventos foi concentrada em palestras abordando diversas áreas, como Direito Penal, do Trabalho, Imobiliário, entre outras.

Os acontecimentos contam ainda com programação religiosa com realização de missa presidida pelo bispo da Diocese de Volta Redonda- Barra do Piraí, Dom Luiz Henrique, com a participação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, além de Culto Ecumênico, com Pastor Tiago Local.

Haverá ainda a inauguração da Sala da OAB, na Casa de Custódia, no bairro Roma, em Volta Redonda, com a presença do presidente da OAB-RJ, o advogado Luciano Bandeira e do presidente da Caarj, o também advogado, Ricardo Menezes.

O espaço visa facilitar o acesso dos profissionais a clientes que cumprem detenção no órgão. A sala será equipada a fim de dar suporte ao profissional garantindo maior agilidade e aperfeiçoamento ao atendimento ao cliente.

Via: O Dia

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

OAB de Volta Redonda comemora Mês do Advogado


Atividades visam interagir profissionais respeitando medidas de prevenção à Covid-19

VOLTA REDONDA - O Mês do Advogado – comemorado em Agosto – conta com programação extensa organizada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de Volta Redonda. Entre as atividades se destacam palestras online, com temas variados para a atualização dos advogados, bem como orientação jurídica para a comunidade. A agenda de atividades contém ainda inaugurações de espaços ampliando a presença da entidade, em ações do dia a dia, em diversos setores. O lazer com o objetivo de aproximar a classe também não foi esquecido no decorrer do mês, que prevê caminhada seguida de Feijoada no Hotel Bela Vista, marcada para o próximo dia 21.

– Tivemos o cuidado de elaborar uma programação que atendesse a todos, tanto advogados, quanto comunidade, além é lógico de garantir a aproximação da classe que, a exemplo de outros setores, viveu e vive momentos difíceis por conta da pandemia de Covid-19 – ressaltou o presidente da OAB-VR, o advogado Rodrygo Monteiro, lembrando que as ações respeitam as normas de distanciamento social e prevenção à Covid-19, como exigência de máscara, álcool gel, distanciamento, número de participantes reduzidos e eventos online ou ao ar livre.

Outro ponto alto do evento do Mês do Advogado ocorre nesta quarta-feira, 11, com a celebração de Missa em Ação de Graças, que acontece às 12h15, na Matriz Nossa Senhora das Graças, no Jardim Paraíba. A celebração será presidida pelo bispo da Diocese de Volta Redonda-Barra do Piraí, Dom Luiz Henrique, com a participação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

A agenda de eventos contará ainda com a inauguração da Sala da OAB, na Casa de Custódia, no bairro Roma, em Volta Redonda. O evento terá a presença do presidente da OAB-RJ, o advogado Luciano Bandeira e do presidente da Caarj, o também advogado, Ricardo Menezes. O espaço objetiva facilitar o acesso dos profissionais a clientes que cumprem detenção no órgão. A sala será equipada a fim de dar suporte ao profissional garantindo maior agilidade e aperfeiçoamento ao atendimento ao cliente.

– Pensamos ao criarmos esta sala, em um espaço onde nossos advogados possam atender de forma organizada e adequada, seus clientes, garantindo o cumprimento da lei – ressaltou Monteiro, lembrando que a entidade também investiu no projeto de ressocialização de jovens e adolescentes internos do Degase, também em Volta Redonda. O órgão passou a contar com a Biblioteca Monteiro Lobato, montada pela OAB-VR, com livros diversos para atender aos jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Programação

Dia 2 Vacinação contra a Gripe, inauguração biblioteca Degase, abertura do Mês do Advogado.

Dia 3 – Palestra com Dr. Evandro Pereira Guimarães Ferreira Gomes – Professor e Doutorando pela UFF – (online) – Tema: Governança Empresária; Palestra com a Dra. Luciana Picanço – Mestre em Direito pela Unirio e doutoranda em Direito, Instituições e Negócios – UFF (online) Tema: Responsabilidade ambiental pós-desastre.

Dia 4 – Palestra com Procurador Federal Dr. Igor Aragão Couto (presencial) Tema: Ativismo judicial, direitos fundamentais e democracia na pandemia; Live Instagram Comissão Direito Condominial – O que fazer em caso de stalking nos condomínios? Palestrantes: Dr Diego Gomes Basse e Dr. Bruno Oliveira.

Dia 5 – Palestra com Dr. Carlos André Coutinho Teles – Doutorando em Direito pela UFF. Mestre em Direito pela Universidade Veiga de Almeida. (online) Tema: A Telemedicina e a Responsabilidade Civil do Médico no Tratamento de Dados dos Pacientes; Palestra com Dr. Arnaldo Goldemberg – Defensor Público de Classe Especial – Professor da faculdade Nacional de Direito – UFRJ, Doutorando da Universidade Federal Fluminense (online) Tema: Judicialização na saúde pública

Dia 9 – Palestra Comissão Direito Penal – Palestrante Marcelo Martins (presencial) Tema: A retórica como ferramenta da advocacia criminal na defesa dos direitos

Dia 10 – Palestra Dr Augusto Barros – online Tema: Dispute Board; Palestra Dra. Monique – Juíza do Trabalho – Comissão Direito do Trabalho (online) Tema: Pandemia e os reflexos no direito do Trabalho Mediadora: Dra. Paula Baptista, Presidente da comissão de Direito do trabalho, Advogada, pós graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes, especialista em Falências e Recuperação Judicial pela FGV, mestranda em Direito e Processo Civil pela FGV

Dia 11 – Missa Realizada na Co-catedral de Volta Redonda- Online pelo youtube; Palestra com Dr. Eduardo Socrátes – advogado e tabelião do Cartório 1º Oficio de Volta Redonda – Tema: Advocacia Extrajudicial; Palestra com Dr. Renato Amirat – professor – Tema: Processo Tributário Contemporâneo: aplicações práticas para advocacia fiscal

Dia 12 Projeto Claudio

Dia 13 – Palestra com Dr. Sérgio Ulpiano K. I. Itagiba, advogado, especialista em Direito Imobiliário pela PUC-Rio, Delegado da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/Niterói, Membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/São Gonçalo e Membro da Comissão Especial de Direito Urbanístico e Direito Imobiliário da OAB/RJ Tema: Cautelas em cláusulas de contratos de locação de imóveis urbanos; Palestra com Wânia Baeta, advogada especialista em Direito Condominial e Mediadora de Conflitos Tema: Mediação e sua aplicação na esfera Condominial; Início da Cerimônia de posse da comissão de Direito Condominial Teremos sorteio de livros e coquetel Em virtude da pandemia será necessário agendamento pelo telefone da OAB/VR. Presença: Alexandre Franco – OAB/RJ

Dia 16 – Palestra Comissão Penal – André Machado, advogado e professor Tema: Prática de Processo Penal (inquirição de testemunha e produção de prova)

Dia 17 – Inauguração sala OAB custódia – Presença Luciano Bandeira e Ricardo Menezes; Dr. Rafael Rihan – Juiz Federal – mediador Palestra com Daniel Mitidieri – Procurador Tema: Reforma Administrativa; – Palestra com Professor Carlos – UFF Tema: A importância da luta em torno das prerrogativas da advocacia.

Dia 18 – Palestra com Dr Matheus Monteiro – online canal youtube OAB/vr Tema: Atipicidade executiva Pós-graduado em Direito Civil, Processo Civil e Empresarial. Mestre e Doutor em Direito. Professor da UFF/VR

Dia 19 – Palestra Manoel Palmeira – Tema: Oratória para advogado – presencial Formado em marketing, estuda comportamento humano e mais de 35 anos, autor do método orador autônomo, sócio fundador do instituto Ágora.

Dia 21 – Caminhada + feijoada

Dia 23 – Palestra com Defensor Público Eduardo Chow De Martino Tostes – Defensor Público, Coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor, Diretor Acadêmico da Escola da Defensoria Pública do RJ, Mestre e Doutorando pela UFF, Professor da pós-graduação da UFF e da PUC-Rio, Autor de Livros e Artigos Tema: Direito à água (online pelo canal youtube OAB/vr)  Presença – Jorge Luiz do Nascimento, advogado, mestre em Direito, Ética e Meio Ambiente, Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho, Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/VR, Conselheiro Municipal do Meio Ambiente; – Palestra com Juiz Rafael Monâco – online Tema: Superendividamento do consumidor: aspectos jurídicos e econômicos; – Palestra Comissão Direito Previdenciário com Washington Barbosa – (online – instagram OAB ) Tema: Planejamento Previdenciário e Previdência Complementar

Dia 24 – Culto Ecumênico com Pastor Tiago Local: Sede da OAB/VR 19h; – Palestra Professor Christopher Almada Guimarães Taranto, Professor Universitário, Advogado – Criminalista, Presidente da OAB de Barra do Piraí – (presencial) – Tema: Fixação de Fiança na Esfera Policial

Dia 25 – Palestra com Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro Marina Lowenkron – Mestranda no PPGDC da UFF Tema: STF e a Corte Interamericana de Direitos Humanos 19h – Dr. Affonso Soares – Mentoria

Dia 26 – Palestra OAB jovem – Tema: Jovem advocacia e os caminhos para a pós-graduação stricto sensu na Europa Palestrante: Isabella Mendonça – Advogada formada pelo IBMEC e Mestre em Ciências Jurídico-Políticas com menção em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade da Coimbra – Portugal Matheus Moreira, advogado, pós-graduando em Direito Administrativo pela PUC/Minas, Graduando em Administração Pública na UFF.

Dia 27 – Dia das mulheres advogadas – Presença Dra. Ana Tereza Basílio Tema: Paridade de Gênero Palestra organizada pela OAB Mulher – Tema: LEI MARIA DA PENHA- 15 ANOS: Acertos e Erros.

Via: Diário do Vale

terça-feira, 3 de agosto de 2021

OAB de Volta Redonda inaugura biblioteca na unidade do Degase


Objetivo é incentiva a ressocialização de jovens de adolescentes em situação de conflitos com a lei

VOLTA REDONDA - A unidade do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) em Volta Redonda passa a contar com a Biblioteca Monteiro Lobato para os internos assistidos pelo órgão. O espaço climatizado foi organizado pela OAB-VR (Ordem dos Advogados de Volta Redonda) e conta com livros de temas variados.

Segundo a OAB-VR, a intenção é garantir aos assistidos acesso a novos conhecimentos que possam auxiliar na ressocialização dos internos, como explica o presidente da OAB, o advogado Rodrygo Monteiro.

“Leitura é conhecimento aliado ao lazer. E foi pensando assim que trabalhamos para colocar esse projeto em prática, cuja meta principal é garantir a esses jovens e adolescentes, a oportunidade de novos horizontes, onde eles possam vislumbrar uma carreira de sucesso, após o cumprimento das medidas socioeducativas”, disse.

Mesmo antes da inauguração da biblioteca, de acordo com o coordenador do Degase, Douglas Moreira, a iniciativa já chamou atenção dos internos.

“O espaço é bem confortável e nos convida a uma boa leitura e viagem nas histórias, o que para os nossos internos se torna uma grande oportunidade de vislumbrarem um mundo bem melhor além dos nossos muros”, ressaltou Douglas, considerando que os temas literários atraíram as atenções dos adolescentes.

A Biblioteca Monteiro Lobato conta com livros didáticos, lazer, romances, educativos, gibis e até mesmo gastronomia. Há ainda apostilas que auxiliam nos preparatórios para concurso público, além de livros complementares para disciplinas comuns como direito, matemática, português, economia, história e geografia.

A escolha dos temas foi resultado de um trabalho em equipe coordenado pela Comissão de Direito da Criança e Adolescência da OAB-VR em parceria dos advogados e comunidade. O espaço vai beneficiar de imediato 71 jovens e adolescentes. A vice-presidente da comissão responsável pelo projeto, a advogada Tamires Cristina Feijó de Freitas, acrescentou que as doações de livros estão em aberto.

“Tudo que vier para ajudar nossos jovens neste processo de construção de um novo saber é bem vindo”, enfatizou lembrando que foi através da leitura que ela escolheu a faculdade de Direito.

Degase

Departamento Geral de Ações Socioeducativas é um órgão vinculado a Secretaria de Estado de Educação, que tem a responsabilidade de promover socioeducação no Estado do Rio de Janeiro, favorecendo a formação de pessoas autônomas, cidadãos solidários e profissionais competentes, possibilitando a construção de projetos de vida e a convivência familiar e comunitária.

O órgão atende adolescentes e jovens em conflito com a lei e em situação de vulnerabilidade social com idades entre 12 a 18 anos, podendo em alguns casos manter internos com até 21 anos de idade.

Via: O Dia

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Volta Redonda terá conselheiro na OAB-RJ


VOLTA REDONDA - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de Volta Redonda, dá mais um passo em busca de reforçar a estrutura da entidade para ampliar os atendimentos prestados à população e aos advogados do município e demais cidades do Sul Fluminense. A entidade passará a contar com um membro no Conselho da OAB-RJ, cuja uma das funções será trazer para o interior os benefícios garantidos aos advogados da capital. O cargo será ocupado pelo advogado Bruno Silva de Oliveira, que atualmente atua como secretário Geral da OAB-VR. Em quase 60 anos de existência da entidade em Volta Redonda, o novo conselheiro será o quinto advogado do município indicado para o cargo.

– Vivemos um momento delicado no país e precisamos reforçar que não existe justiça e democracia sem advocacia. Os profissionais da nossa classe são a voz do cidadão perante a Justiça, fazendo com que a população tenha seus direitos garantidos e respeitados, para isso, precisamos dar suporte aos advogados para que possam exercer o seu mister e garantir seus honorários e o sustento da sua família com dignidade. Como conselheiro serei essa voz, esse olhar atento no interior do estado, estreitando o relacionamento da capital com os municípios da nossa região – ressaltou o advogado Bruno Oliveira.

Entre as prioridades de trabalho o novo conselheiro garante dar atenção especial pela manutenção das prerrogativas dos advogados que, segundo ele, geralmente acabam sendo desrespeitadas dificultando o exercício da profissão. O novo conselheiro afirma que são comuns as queixas de advogados que revelam ter que passar por burocracias desnecessárias que dificultam o exercício da profissão.

“Isso ocorre, por exemplo, com certa frequência durante as diligências realizadas pelos profissionais da classe junto aos órgãos públicos. Muitas vezes são submetidos a exigências burocráticas desnecessárias e ilegais dificultando nossa atuação em defesa do cliente que precisa da nossa voz perante a Justiça”, explicou o futuro conselheiro, citando Sobral Pinto ao afirmar que “a advocacia não é profissão de covardes”.

Outra linha de trabalho será em busca da celeridade processual que, segundo o conselheiro, se torna um grande entrave para profissionais do interior. De acordo com a classe processos simples e até mesmo a expedição de um alvará de pagamento pode levar meses até serem expedidos pelas serventias. Tal morosidade, lembra o futuro conselheiro, prejudica não somente o profissional como também o cliente, além da sociedade que espera resposta rápida do judiciário. “Precisamos estreitar o relacionamento entre o poder público e a advocacia garantindo que os processos tenham um trâmite mais ágil facilitando a vida de todos”, completou o advogado, ressalta.

O presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, afirmou ter feito o convite ao advogado voltarredondense por reconhecer a importância da atuação do profissional em busca de melhorias para o desenvolvimento do trabalho dos advogados. “Fiz diretamente esse convite por reconhecer o empenho do doutor Bruno em defesa da classe”, completou, Bandeira, cuja fala foi respaldada pelo presidente da OAB-VR, o também advogado Rodrygo Monteiro que, considerou ainda que “o novo conselheiro será de fundamental importância para garantir recursos e melhorias para que as demais subseções possam desempenhar suas funções no interior do estado”, destacou.


Via: Diário do Vale

terça-feira, 13 de julho de 2021

OAB de Volta Redonda realiza campanha para doação de sangue


Com o tema "Seu sangue pode salvar vidas", a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Volta Redonda, organiza a campanha de incentivo a doações de sangue entre advogados e dependentes. A iniciativa fará parte do calendário fixo de atividades da entidade e está prevista para ocorrer até o final deste mês.

A intenção da ação é garantir a manutenção do estoque de sangue do Hemonúcleo de Volta Redonda, que fica no Hospital São João Batista, além de incentivar essa prática entre os profissionais da área. Segundo o presidente da OAB-VR, o advogado Rodrygo Monteiro, a campanha é parte da responsabilidade social da entidade perante a comunidade.

"A OAB é uma entidade que zela pelos direitos e deveres da nossa comunidade e nossa tarefa é nos mantermos vigilantes e atuantes em relação às ações em busca do bem estar de todos", disse o advogado.

Para garantir a segurança dos doadores a campanha terá datas, previamente, estabelecidas para que os advogados possam fazer suas doações de sangue, respeitando as normas de prevenção à covid-19.

O presidente da Comissão de Direitos Médicos da OAB-VR, o advogado Antônio Luiz de Jesus Lopes, que comanda a ação explicou que o evento deverá ocorrer por pelo menos um mês, com opções de dias e horários destinados aos advogados a fim de evitar aglomerações.

"Devemos ser solidários com quem precisa e, por isso, entramos nesta ação onde somente uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas", completou o advogado.

Segundo a OMS é necessário cumprir alguns requisitos para você poder doar sangue, como estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável. O doador não pode estar em jejum e deve dormir pelo menos seis horas antes da doação. O doador deve ainda pesar mais de 50 kg; não ter se submetido a cirurgia de grande porte, a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses; não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias. Grávidas não podem participar da ação.

Os requisitos ainda exigem que não podem doar sangue quem esteve gripado ou ter tido febre, nos últimos 7 dias. Diabéticos, cardiopatas e portadores de hepatite também não podem doar.

Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo, sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas. O tempo entre as doações deve ser respeitado entre 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres). Ainda são proibidos o consumo de bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação; uso de drogas injetáveis ilícitas; acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses.




Via O Dia 

sexta-feira, 2 de julho de 2021

OAB de Volta Redonda firma parceria com Instituto UFF


Estudantes de Direito, profissionais da área e comunidade da região Sul Fluminense serão beneficiados

VOLTA REDONDA - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Volta Redonda e o Instituto EDS (Empresa, Direito e Sociedade), da UFF (Universidade Federal Fluminense) firmaram uma parceria que irá beneficiar estudantes de Direito, profissionais da área e comunidade da região Sul Fluminense.

O Instituto EDS composto por professores e pesquisadores da UFF está ganhando notoriedade em diversos segmentos, entre eles, durante a pandemia nas ações de mediações e conflitos. A entidade, que reforça a OAB-VR, promete ainda atuar nos programas de atualizações e aperfeiçoamento de profissionais do setor.

“Atuamos na realização de pesquisa e ensino e com a escola da OAB podemos trabalhar na capacitação de jovens advogados e estagiários, trabalhando a área de marketing, na gestão e formação de escritórios, de carteira de clientes e, principalmente, no trato adequado aos avanços da tecnologia de informação no que se refere aos procedimentos de controle processuais e transparência com os clientes e colegas de profissão”, ressaltou o coordenador em doutorado em Direitos, Instituições e Negócios da UFF, professor Edson Alvisi.

Ainda segundo o professor, as atualizações também se destinam aos profissionais já estabilizados na área trazendo discussões e debates sobre as novidades jurídicas, principalmente, na área de empreendimentos onde há uma modificação bastante acelerada pelo Legislativo e tribunais superiores.

A parceria pretende ainda atuar em busca das interações e aperfeiçoamento dos profissionais por conta das mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus que trouxe necessidades de adaptação a praticamente todos os setores da economia, da sociedade e do mercado de trabalho.

"A pandemia mudou a nossa forma de trabalho e relacionamento entre advogado, tribunal e cliente, como também acelerou mudanças que já estavam ocorrendo que precisam ser acompanhada pelos profissionais para que possam exercer melhor sua atuação da atividade jurídica", completou o pesquisador. , lembrando que uma das mais requisitadas arbitragens durante o período de pandemia foi de mediação de conflitos entre lojistas e consumidores.

O presidente da OAB-VR, o advogado Rodrygo Monteiro, comentou que a pandemia trouxe um impacto duplo onde a necessidade de isolamento social dificultou a realização de audiências presenciais e por outro, as adaptações das relações de consumo, por exemplo, trouxeram uma serie de mudanças gerando conflitos de interesse, além de sobrecarga do judiciário.

"Essas mudanças exigem um novo olhar, um forma de atuação profissional diferenciada, associada as mudanças na legislação, que exigem do profissional atualização constante", completou Monteiro.

Além de projetos e pesquisas, o Instituto EDS tem grande participação em câmaras de mediação e arbitragem que, durante a pandemia de covid-19, atuou na maioria dos casos em conflitos entre lojistas e consumidores, agravados, por exemplo, com a interrupção forçada de contratos, entre outros fatores.

"Isso gerou um desequilíbrio entre consumidor e fornecedor, mesmo que nenhuma das partes tenha tido culpa", completou o pesquisador, listando que outro item bastante requisitado foram os referentes ao INSS, em casos relacionados e pensões e aposentadorias. O Instituto EDS foi ainda responsável por pesquisa sobre o impacto dos planos de saúde, cujo relatório passou a constar estudos da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).

Via: O Dia

sexta-feira, 18 de junho de 2021

OAB de Volta Redonda realiza campanha de vacinação contra gripe

Evento é fruto de parceria entre Caarj e OAB

VOLTA REDONDA -
A campanha anual de Vacinação Contra a Gripe - Influenza - realizada pela Caarj (Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Volta Redonda, acontece na próxima segunda-feira, 21. A vacinação ocorrerá em sistema drive-thru, na sede do órgão, na Rua 535, número 323, Jardim Paraíba. Os advogados serão atendidos das 10h às 16h.

O presidente da Caarj, Ricardo Menezes, antecipou que a campanha acontece em todo o estado com duração de dois meses. “Após finalizarmos a primeira rodada de vacinação, faremos a repescagem com novas datas para atendermos os que não puderam comparecer à primeira etapa da campanha", lembrou o presidente, alertando que o cronograma visa, inclusive, beneficiar àqueles que precisam de intervalo de 15 dias entre a vacina contra a Covid e Influenza.

O intervalo entre as duas vacinas - Gripe e Covid-19 - segue orientações do Ministério da Saúde. “O ideal é priorizar a vacina contra a Covid e, para que ninguém fique desassistido, pretendemos passar duas vezes em todas as 63 subseções para garantir que toda a advocacia possa ser vacinada contra a gripe”, completou Ricardo Menezes.

Com opção drive-thru em alguns pontos de vacinação, também será possível ser atendido sem sair do carro! Além de advogados e advogadas, serão vacinados, gratuitamente, dependentes e agregados, estagiários de Direito, além de funcionários e prestadores de serviço da OABRJ e da Caarj. A Caarj está seguindo todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias.

O presidente da OAB/VR, o advogado Rodrygo Monteiro, disse que a entidade em Volta Redonda já está com toda a estrutura montada para receber os profissionais durante a campanha.

"Precisamos cuidar dos nossos profissionais para que possam atuar no mercado em saúde plena e, para isso, não medimos esforços para garantir a vacinação a todos", completou.

A Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj) oferece diversos atendimentos e benefícios para associados com ações destinadas ao lazer, cultura, entretenimento, prática de atividade física, somados a projetos e ao Núcleo Assistência. Esse setor se tornou, inclusive, um dos mais requisitados durante a pandemia, quando boa parte dos advogados lançou mão do Auxílio Atendimento Psicológico, destinados aos profissionais em situação de vulnerabilidade social.

Outro serviço bastante solicitado foi o Auxílio Inclusão Social, também destinado aos profissionais em situações especiais de vulnerabilidades sociais. A iniciativa consiste em concessão de Auxílio Cesta Básica, no valor de até R$ 100,00, por até três meses. Podem solicitar o auxílio, profissionais em fragilidade sócio familiar, doenças ou catástrofes, entre outros.

Um terceiro serviço que vem ganhando as atenções dos advogados é a Capacitação Profissional – Outra linha assistencial que pode integrar o Auxílio Inclusão Social, onde a Caarj, em parceria com a Escola Superior de Advocacia – ESA, poderá conceder até duas bolsas de estudos por curso a serem concedidas para os inscritos que necessitem de auxílio para se reinserirem no mercado de trabalho.

“Temos um leque de atendimentos e nosso objetivo sempre é manter nossos advogados e advogadas amparados, seja através de atualizações, assistência em momentos econômicos delicados, como também no lazer, cultura, entre outros”, concluiu Ricardo Menezes.

Via: O Dia

quarta-feira, 5 de maio de 2021

OAB de Volta Redonda e Escola Superior investem em aperfeiçoamento de advogados


Para incentivar as ações, a OAB/VR passou a contar com quatro salas de aulas

VOLTA REDONDA - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Volta Redonda e a Escola Superior da Advocacia (ESA) estão investindo em aperfeiçoamento de advogados. As entidades intensificaram cursos, palestras, entre outras ações, visando o aperfeiçoamento e a constante atualização dos profissionais da área.

O objetivo é melhorar o desempenho das funções dos juristas, refletindo no atendimento de qualidade para quem precisa de um advogado, como ressalta o advogado e Diretor da ESA, Pedro Luiz Dalboni da Cunha, que também acumula a diretoria nacional do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direto de Família e Sucessões).

“A atualização deve ser parte do cotidiano do advogado que, para desempenhar sua função, precisa acompanhar a velocidade das mudanças impostas pela sociedade e, principalmente, às relacionadas as instâncias superiores. Isso é imprescindível para o profissional, prestar um serviço de qualidade ao cliente”, disse.
 
O próximo evento das entidades será um curso de pós graduação em Direito Civil e Processo Civil, com início em maio. Ainda esta semana, a parceria rendeu uma aula gratuita em homenagem ao professor e jurista Zeno Veloso, que morreu recentemente em função de complicações por conta da covid-19.

No evento, os feitos do jurista foram citados como exemplos para os participantes, sendo o mais recente deles o Projeto de Lei 5.591/2019, em tramitação no Senado Federal para permitir a averbação simplificada para mudar o sobrenome de pai ou mãe no registro de nascimento dos filhos após divórcio, sem necessidade de ação judicial, assim como o parecer sobre namoro qualificado.

De acordo com o presidente da OAB/VR, advogado Rodrygo Monteiro, os investimentos em aperfeiçoamento e qualificação de advogados em parceria com a ESA não param. Para incentivar as ações, a entidade passou a contar com quatro salas de aulas com espaço para quase 200 alunos para realização de cursos, aulas, palestras entre outras atividades.

“A ESA, recebeu o nome do meu pai, o advogado, José Rungério Monteiro, honra concedida pela diretoria da OAB, anterior a minha gestão, e esse braço da nossa entidade, tem muito a contribuir com nossos advogados para juntos constituímos uma parceria fundamental para a aproximação do ensino com as questões relacionadas ao cotidiano da advocacia, a qualificação do profissional do direito e desafios, em especial, neste momento econômico atual impactado pela pandemia de covid-19”, comentou.

Via: O Dia

quinta-feira, 22 de abril de 2021

OAB de Volta Redonda cria comissão para atender alunos do curso de direito


Uma das principais metas da nova comissão será criar um balcão de estágio e empregos para alunos e advogados recém formados

VOLTA REDONDA - Estudantes do curso de direito passam a ter maior contato com o dia a dia da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de Volta Redonda, através da Comissão Especial de Assuntos Acadêmicos, criada pelo presidente da entidade, o advogado Rodrygo Monteiro.

Segundo Rodrygo Monteiro, uma das principais metas da nova comissão junto com a OAB, será criar um balcão de estágio e empregos para alunos e advogados recém formados.

“É um projeto antigo que agora se torna realidade. O contato com a Ordem dos Advogados do Brasil é fundamental para que os alunos tenham referência sobre a relevância da advocacia na defesa dos direitos e garantias dos cidadãos. Para isso, temos uma lista com muito trabalho pela frente, com a realização de palestras, cursos para aperfeiçoamento profissional, entre outras ações”, ressaltou o presidente da OAB, lembrando que a entidade passa a ofertar ainda, aos alunos, um espaço e estrutura bem equipada, para que os estudantes possam sanar dúvidas.

A aluna do curso de direito da UFF (Universidade Federal Fluminense), Natalia Fonseca, foi empossada como presidente da comissão. O evento aconteceu na sede da OAB, no Aterrado, e contou com participação de alunos do UniFoa (Centro Universitário de Volta Redonda) , UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase) e UFF (Universidade Federal Fluminense).

A presidente da comissão considerou o anúncio da criação de um cadastro para estágios e empregos como uma das prioridades da entidade.

“Na nossa cidade, as informações sobre mercado de trabalho e, principalmente, estágios, ficam muito soltas e temos dificuldades de acesso a esses dados”, disse Natalia Fonseca.

O presidente da OAB-VR reforçou dizendo que os cadastros poderão ficar disponíveis, inclusive, em sites de entidades empresariais e de prestação de serviços, entre outras, como a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), por exemplo.

Durante a entrega de carteira da OAB para duas novas advogadas, o presidente da OAB Jovem, o advogado Thalles de Medeiros Santos, anunciou outra conquista da entidade para Volta Redonda: maior agilidade na entrega de carteiras da OAB para novos advogados.

"Estamos cada vez mais conseguindo entregar as carteiras da Ordem mais rápido, pois antes esse processo levava até mesmo 60 dias para ser concluído", anunciou, considerando a criação da Comissão Especial de Assuntos Acadêmicos um "grande passo para que os alunos entrem no mercado mais seguro e tranquilo no seu ofício, no seu cotidiano", falou.

A OAB conta atualmente com mais de 42 comissões, entre elas, a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas; Comissão da Previdência Social e Comissão de Relações Institucionais, todas atuando em sintonia com advogados e comunidade.

Via: O Dia

sexta-feira, 16 de abril de 2021

OAB de Volta Redonda agiliza atendimentos aos segurados do INSS


VOLTA REDONDA - Advogados e segurados passam a ter maior facilidade de acesso aos atendimentos prestados pelo do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), realizados na agência da unidade federal em Volta Redonda. A medida é parte das ações da Comissão de Direito Previdenciário da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de Volta Redonda, que solicitou junto ao INSS atendimentos presenciais, tanto para profissionais, quanto segurados, mesmo em tempo de pandemia de Covid-19. E mais: a pedido da entidade, profissionais da área e segurados de diversas cidades da região, poderão ser atendidos em Volta Redonda.

O presidente da OAB de Volta Redonda, advogado Rodrygo Monteiro, explicou que a entidade quer evitar o máximo de deslocamento de advogados e segurados que, em muitos casos, precisam recorrer a outros municípios para conseguir agendamento para atendimentos. “O INSS está se adequando para que os nossos advogados possam ter acesso presencial aos processos de seus clientes, que estão em aberto junto ao órgão federal”, completou Monteiro, lembrando que, atualmente, advogados que atuam na área previdenciária, no município, muitas vezes são obrigados a buscar processos no Rio de Janeiro, por exemplo, por não haver acesso ao mesmos em Volta Redonda.

Além de facilitar os agendamentos para análise de processos, a presidente da Comissão Previdenciária da entidade, a advogada Tamires Feitas, mencionou que os atendimentos presenciais, referente às perícias médicas, suspensos ano passado por conta da pandemia, retornaram este ano e vem apresentando fluxo de agendamento favoráveis.

“O segurado precisa ter o seu direito garantido e nós da comissão de direito previdenciário da OAB VR, estamos fazendo de tudo para isso, facilitando a comunicação com o próprio INSS, completou o vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário, o advogado Rafael Fumian.

Mais

A Comissão de Direito Previdenciário vem realizando palestras virtuais para profissionais que atuam na área. O próximo evento, com o tema “Aposentadoria da pessoa com deficiência”, abordado pela professora, Priscila Machado, será pelo instagram da Comissão de Direito Previdenciário da OAB 5ª Subseção de Volta Redonda-RJ – @cdp.oabvr, no dia 3 de maio, às 19 horas.

Via: Diário do Vale

quinta-feira, 8 de abril de 2021

OAB de Volta Redonda realiza live sobre desafios para os jovens advogados durante pandemia


Advogado e presidente da OAB de Volta Redonda, Rodrygo Monteiro irão debate na próxima terça-feira, (13), às 19 horas

VOLTA REDONDA - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), 5ª subseção de Volta Redonda, realiza na próxima terça-feira, 13, às 19 horas, uma live com o tema "Os desafios da Jovem Advocacia em Tempos de Pandemia". O evento com transmissão pelo canal do Youtube vai abordar impactos da crise econômica e o papel dos jovens advogados nesse contexto. Os debatedores convidados irão compartilhar dicas de como inovar durante e após a pandemia da covid-19.

Para o organizador do evento e um dos debatedores, o presidente da OAB/VR, advogado Rodrygo Monteiro, a oscilação econômica provocada pela pandemia, que afeta diversos setores, vai exigir cada vez mais advogados que, se tornam, nesse novo contexto, imprescindíveis, por exemplo, para a recuperação do mercado empresarial.

De acordo com Monteiro, caberá ao advogado qualificado e bem assistido juridicamente, o papel de atuar em ações destinadas a recuperação fiscal e financeira de empresas.
"Este 'novo normal' precisa de adaptações e inovações, mas serviço não falta para quem tem disposição e perseverança para trabalhar. E foi pensando nestes profissionais, que a OAB/VR, reuniu todo o suporte técnico para caminhar junto com nossos advogados", enfatizou.

O presidente da entidade, ainda avaliou que para as empresas voltarem a operar, dentro da lei, serão necessários bons acordos com seus credores, além de renegociações de contratos. "É neste momento que o advogado entra em ação", concluiu Monteiro.

A live será conduzida pelo presidente da OAB/VR, advogado Rodrigo Monteiro, terá ainda a participação do juiz federal, Rafael Amorim, ex-presidente da OAB Jovem do RJ; o advogado e Coordenador Geral de Comissões da OAB/VR, Bruno Oliveira; a advogada e presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/VR, Paula Baptista; o advogado e presidente da OAB Jovem de VR, Thalles Medeiros; a advogada e presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/VR, Tamires Freitas e a advogada e presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/VR, Maria Carolina Alcides.

E para incentivar ainda mais o exercício da profissão, a OAB/VR, mantém projetos destinados a alavancar a carreira dos jovens advogados. Em destaque, surgem os "Escritórios Compartilhados", um complexo de salas equipadas com computadores, internet, serviços de impressão, scanner e telefonia. O local oferece ainda espaços para reuniões e atendimentos aos clientes, além de dispor de uma equipe de secretaria e suporte para audiências online.

“Em tempos de crise, quando o custo de aluguel de salas pesa no orçamento do profissional, os escritórios compartilhados se consolidam garantindo o exercício da profissão em um ambiente, cuidadosamente preparado com estrutura adequada tanto para advogados, quanto para clientes”, ressaltou o presidente da OAB/VR.

Via: O Dia

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

OAB e Polícia Civil investigam caso de agressão a idoso em Volta Redonda


Segundo a polícia, o paciente deu entrada na unidade médica com transtornos psiquiátricos

VOLTA REDNDA - Dois funcionários do Hospital Dr. Nelson dos Santos Gonçalves, antigo Cais do Aterrado, em Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro, estão sendo investigados por suspeita de agressão a um paciente idoso. Eles foram inicialmente afastados das funções e a Polícia Civil está acompanhando o caso junto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segundo a polícia, o paciente, identificado como Paulo Sérgio Andrade, tem 65 anos e sofre de transtornos psiquiátricos. Na segunda-feira (19) ele teve uma crise de perseguição na rua e foi levado para a unidade médica por uma equipe do Corpo de Bombeiros.

Após a internação do paciente, a polícia recebeu uma denúncia anônima dizendo que ele havia sido amarrado e agredido pelos funcionários do hospital. A família do idoso informou que ele sofre de esquizofrenia.

O caso chegou até a Comissão de Direitos Humanos da OAB, que esteve no hospital o junto com a Polícia Civil para apurar os fatos.

Segundo o presidente da OAB de Volta Redonda, Marcelo Shad, o paciente foi ouvido pela comissão após o caso.

"Chegando no local, conseguimos identificar o senhor e ele nos relatou de forma precisa que foi agredido, inclusive trazendo detalhes dessa agressão e da forma como ela ocorreu. Diante dessa informação e juntamente com os policiais foi feito um registro na delegacia e os fatos vão ser apurados", explicou.

Os dois funcionários do hospital foram identificados e afastados. Segundo a Polícia Civil, eles seriam ouvidos nesta terça. O caso foi registrado na delegacia de Volta Redonda. Um inquérito foi aberto e está sendo analisado.

O idoso vai passar por exame de corpo de delito para confirmar a agressão. Ele segue internado na unidade médica.

Em nota, a OAB informou que em entrevista com o paciente ele informou de forma precisa que foi atingido por socos em seu rosto quando estava deitado em uma maca. Informou ainda que a conduta dos funcionários que se encontravam de plantão no dia dos fatos será averiguada.

Sobre o caso, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda informou em nota que o paciente deu entrada no setor psiquiátrico e que, em determinado momento, teria tentado agredir duas funcionárias do hospital e precisou ser contido.

Disse ainda que uma sindicância interna foi aberta para apurar o caso e que, caso seja comprovada a agressão, os autores serão responsabilizados.

Via: G1