Mostrando postagens com marcador Política. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Política. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Joice Nicolau é confirmada como candidata a deputada estadual pelo União Brasil


VOLTA REDONDA - Joice Nicolau, de 37 anos, que é formada em administração, nascida e criada em Volta Redonda, foi confirmada como candidata a Deputada Estadual pelo União Brasil. A confirmação veio na convenção da legenda neste domingo (31 de julho) no Rio de Janeiro.

Nas últimas eleições municipais, em 2020, ela obteve 433 votos quando era filiada ao Solidariedade. Cristã, da Assembleia de Deus, ministério da Madureira, Joice também já foi assessora parlamentar na Câmara de Volta Redonda.

“Formei em administração de empresas, comecei a vida profissional em um supermercado, fui conquistando em outras empresas cargos de confiança, como gerencia administrativa, analista logística”, contou Joice, que teve o despertar para a política quando trabalhou como assessora parlamentar.

“Na Câmara, vi parte da realidade e a necessidade de ser uma voz ativa e ver que é possível ter a colaboração participativa das pessoas. Entrar na política não foi algo planejado, aconteceu de forma desafiadora, e por pensar em ser a oportunidade de representar aquele que não consegue ser ouvido, aceitei o desafio”, disse ela.

“Além disso, muitas políticas públicas são criadas sem que as mulheres possam ser ouvidas ou suas opiniões sejam consideradas. Eu entendo que quanto mais mulheres estejam presentes, mais a voz da igualdade será ouvida. Não é uma luta por espaço, mas o entendimento de que nós podemos participar juntos e ativamente para contribuição e o desenvolvimento político, social e profissional. Não é feminismo é ser feminina”, frisou.

Ela foi convidada pelo prefeito de Belford Roxo, Waguinho, que também é presidente estadual do União Brasil.

“Tenho me preparado para esse desafio, minha vontade em poder fazer algo para mudar e ajudar o próximo é grande e, por isso, coloquei nas mãos de Deus esse sonho. Creio que Ele irá me orientar e me guiar nessa jornada e manter nosso propósito de Trabalhar e Servir Sempre”, finalizou Joice.

Via: Diário do Vale

Volta Redonda recebe projeto estadual para discutir Políticas Públicas para a Juventude

 
Agenda da Juventude Fluminense’ reuniu mais de 150 jovens nesta quinta (04), no Centro Cultural da Fundação CSN, em Volta Redonda
 
VOLTA REDONDA - A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Coordenadoria da Juventude, recebeu nesta quinta-feira, dia 4, o projeto “Agenda da Juventude Fluminense”, promovido pela Secretaria de Estado de Ação Comunitária e Juventude. O evento regional, que faz parte de uma das mais de 50 atividades da programação do “Mês da Juventude de Volta Redonda”, foi realizado no Centro Cultural da Fundação CSN, na Vila Santa Cecília, e reuniu mais de 150 jovens durante todo o dia.

A coordenadora da Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, explicou que o programa, que é uma espécie de caravana, está percorrendo todas as regiões do Rio de Janeiro e Volta Redonda foi escolhida para sediar o encontro no Vale do Paraíba.

“É um projeto criado para dialogar com a juventude, debatendo as necessidades e prioridades dos jovens dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de fazer um processo de escuta para a construção do Plano Estadual. Sempre muito importante ter o Estado dialogando com os jovens da nossa região”, ressaltou.

Dentre os presentes, estavam grupos representando as cidades de Volta Redonda e Pinheiral, que são os municípios no interior que têm a pasta da Juventude, além de estudantes dos Colégios Estaduais São Paulo e Rio Grande do Norte; e os jovens do projeto Garoto Cidadão. Também participaram o vereador de Volta Redonda Paulinho AP e o vereador de Pinheiral Mário Arthur Franco, responsáveis pelas leis que criaram o “Mês da Juventude” em seus respectivos municípios.

O coordenador da Juventude de Pinheiral, Silvio Nogueira, frisou que esta agenda do governo do Estado é de extrema importância para as Políticas Públicas de Juventude.

“Identificar as necessidades dos nossos jovens é primordial para a construção do Plano de Juventude. O interior do estado tem uma grande demanda neste tema, mas graças a gestores parceiros como a Larissa Garcez, os laços das coordenadorias e diretorias têm ficado cada vez mais estreitos, nos possibilitando parcerias, trocas e projetos inovadores para os nossos jovens. O próximo passo, com a ajuda do estado, é identificar outros municípios do médio paraíba que não possuem gestão e fazer com que ativem suas Políticas Públicas para que a Juventude tenha mais voz e vez na nossa região", frisou.

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Ex-vereador de Volta Redonda vice-presidente da FOA, José Ivo de Souza morre aos 70 anos


Falecimento ocorreu na manhã desta quinta, (09), em um hospital particular de Volta Redonda

VOLTA REDONDA - O ex-vereador e vice-presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), José Ivo de Souza, morreu aos 70 anos na manhã desta quinta-feira (09 de junho). Ele estava internado desde a última sexta-feira (03 de junho) em um hospital particular de Volta Redonda.

A causa da morte ainda não havia sido divulgada até a publicação desta reportagem.

José Ivo foi professor no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e responsável pela implantação do curso de Técnico em Segurança do Trabalho na Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC). Na carreira política, atuou como vereador em Volta Redonda durante sete anos.

O UniFOA e a Fundação Oswaldo Aranha decretaram luto oficial de 10 dias.

Via: G1

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Campanha de combate a violência doméstica é aderida pela CDL de Volta Redonda


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) aderiu à campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, uma das medidas de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

A Campanha do Sinal Vermelho foi lançada no ano passado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com o apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

A ideia central é que a mulher consiga pedir ajuda mostrando o sinal vermelho desenhado na palma da mão. No caso daquelas, que relatarem algum tipo violência, os funcionários da CDL estão capacitados a ligarem para os órgãos de segurança especializados para buscar ajuda e dar o apoio necessário.

A diretora social da CDL, Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino, a Dorinha, disse que o objetivo dessa parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos Direitos Humanos (SMIDH), é unir forças no combate à violência doméstica, crescente no país.

“Nossa casa recebe dezenas de pessoas todos os dias e a Prefeitura viu como um ponto de apoio necessário à campanha. Nós, também entendemos que a nossa entidade tem seu papel social de ajudar em campanhas de conscientização, como essa, que visa combater a violência”, afirmou.

A CDL Volta Redonda já colocou cartaz na sua sede e também está enviando por e-mail aos associados e vai fazer uma divulgação do novo serviço em suas redes sociais. Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino ainda destacou os telefones de denúncias que são o 180, Central de Atendimento à Mulher, e o 190, da Polícia Militar.

“Qualquer pessoa que presenciar, ouvir ou souber de uma vítima de violência, pode fazer a denúncia, que o anonimato é garantido. O importante é ajudar essas vítimas”, comentou.



Via O Dia 

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Volta Redonda promove encontro com subsecretário estadual de políticas contra a dependência química


Municípios da região vão estudar a aprovação de um conselho regional para fortalecer a política antidrogas com o estado

VOLTA REDONDA - Representantes de Volta Redonda e de outros municípios da região sul fluminense participaram na manhã desta segunda-feira, 30, de um encontro com o subsecretário estadual de Prevenção à Dependência Química, Marcos Moura. A pasta é ligada à Secretaria Estadual de Assistência Social e a reunião aconteceu no auditório da prefeitura. Estiveram no local o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, a Coordenadora Municipal de Prevenção às Drogas, Neuza Jordão e representantes dos municípios de Barra Mansa, Rio Claro, Valença, Itatiaia e Paulo de Frontin. Integrantes de conselhos e outras entidades ligadas a mesma causa também participaram dos debates.

Uma das principais reivindicações das cidades do sul fluminense é conseguir mais apoio institucional do estado para fortalecer a prevenção e tratar os dependentes químicos, principalmente quando se tratam de pessoas que chegam pela rede pública de saúde. Em muitos casos, é necessário ou recomendado que os pacientes sejam tratados em clínicas terapêuticas com equipes multidisciplinares com psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e médicos. Com isso, o tratamento pode ficar muito oneroso e é necessário ampliar as parcerias para ofertar esse tipo de serviço no âmbito municipal.

Neuza Jordão afirmou que é preciso pensar em prevenção e no que pode ser feito para vencer o grande desafio de criar uma ampla rede contra as drogas. Segundo Marcos Moura, o encontro serviu para buscar uma melhor aproximação dos municípios com o governo estadual na construção dessa política de prevenção às drogas, ainda em construção no governo do Estado. Ele ressaltou que está há apenas 60 dias no cargo e precisa se inteirar das particularidades de cada região e municípios para atuar com maior intensidade.

“Este encontro foi super importante para trazer os municípios mais perto do governo estadual e alinhar uma política de prevenção sobre drogas e dependência química. Será importante ter aqui um conselho regional dos municípios para que tenhamos um canal permanente aberto para discutir essa política e assegurar recursos. Estamos à disposição para ajudar e receber as propostas de todas as cidades do sul fluminense para que possamos avançar e trabalhar juntos nessas políticas públicas”, enfatizou Moura.
Uma nova reunião entre os municípios para definir as propostas de trabalho conjunto com o estado está agendada para o dia 16 de setembro, no auditório da SMAC. Desse encontro, o subsecretário sugeriu que seja tirado um representante do sul fluminense para comparecer no Rio de Janeiro e participar de uma mesa de trabalho. A previsão é que esta reunião no Rio aconteça até 23 de setembro.

Durante o encontro em Volta Redonda, Munir Francisco lembrou a situação de caos econômico no município e de “terra arrasada” na assistência social que a administração do prefeito Antonio Francisco Neto herdou.

“Quando saímos em 2016, deixamos 35 CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) nos bairros funcionando, quatro Centros de Convivência, Abrigo. Neste retorno, todos os CRAS estavam fechados, os Centros de Convivência sem funcionar. O abrigo municipal Seu Nadim que atendia mais de 20 pessoas, tinham somente quatro pessoas assistidas. Já conseguimos reinaugurar 24 CRAS dos que estavam fechados, centros de convivência, revitalizamos o abrigo Seu Nadim. Precisamos muito dessa parceria com o estado, porque sozinhos não vamos conseguir. É preciso que tenhamos unidades terapêuticas com equipe multidisciplinar completa para recuperar as pessoas que necessitam de tratamento”, afirmou Munir.

Via: PMVR

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Inscrições abertas para o curso de Formação Política em Volta Redonda


Aula inaugural será no sábado, dia 07

VOLTA REDONDA - O Projeto de Formação Política será oferecido para população de Volta Redonda. De uma forma plural, contando com a colaboração de pessoas atuantes na sociedade e de professores do IFRJ, UFF e UGB, as inscrições estão abertas para todos que querem entender melhor o funcionamento da política, da administração pública, a importância e responsabilidade cidadã neste processo.

Quem se interessou pode se inscrever através do formulário disponível no link: https://forms.gle/dRR3nGYhPBVTFhFc6. A aula inaugural para a primeira turma será neste sábado, dia 07, às 9h, no auditório da UFF (Universidade Federal Fluminense), campus Aterrado.

No total, serão oito encontros, 2 presenciais e 6 de forma remota. Por conta da pandemia de covid-19, as turmas serão limitadas, mas serão abertas novas, sequencialmente, para atender aos inscritos.

A ideia é oferecer de uma forma livre e agradável uma "Roda de Conversas" sobre temas que nos levem a uma reflexão política, crítica e democrática sobre grandes temas da atualidade brasileira, como comentou o vereador Jari.

“Com o atual cenário sócio-político que vivemos nos deparamos com discussões, com polarização de ideias, com fake news, mentiras ou ideias distorcidas que acabam nos confundindo e também afastando a maioria da população brasileira da discussão dos principais problemas da realidade do Brasil de 2021. Por tudo isso, e vendo a necessidade de reabrir espaços de discussão e formação, o mandato do Vereador Jari (Volta Redonda) e o PSB de Volta Redonda te convidam a participar dessa experiência de formação conosco”, explicou.

Durante o curso serão abordados os seguintes temas:

1 - O que é política com P maiúsculo?
2 – Democracia: o que temos e o que queremos?
3 – Capitalismo X Socialismo X Comunismo: Que bicho é esse?
4 – Construção de Políticas Públicas: Como se faz?
5 – Mandato Participativo: Qual a função do legislador?
6 – Participação Popular: O que é e como se faz?
7 – Transparência e Controle Social: Cuidando do que é de todos!
8 – O que é ser de Direita ou de Esquerda? Como se organizam os partidos políticos.

Via: O Dia

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Volta Redonda faz reunião com a sociedade civil para adequar lei de políticas para juventude à diretriz nacional


Objetivo é adequar a lei municipal às diretrizes do Sistema Nacional de Juventude

VOLTA REDONDA - A Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv) de Volta Redonda trabalha para modificar a Lei Municipal 4.661 de 2010, que instituiu a Política Municipal de Juventude (PMJ). A ideia é adaptar a lei municipal às diretrizes do Sistema Nacional de Juventude para que a cidade possa aderir ao Sinajuve e participar de editais para captação de recursos e adesão a projetos e programas.

O assunto foi discutido na última sexta-feira, dia 25, em reunião no Auditório da Prefeitura. Segundo a coordenadora municipal da Juventude, Larissa Garcez, Volta Redonda foi pioneira no Estado do Rio de Janeiro com a criação da lei que instituiu a Política Municipal de Juventude, em 2010.

“A Política Municipal de 2010 deve se adequar ao Estatuto da Juventude, Lei federal 12.852/2013. E precisamos ajustar as diretrizes para que essa alteração seja adequada às juventudes de Volta Redonda”, disse.

Para integrar ao Sistema Nacional de Juventude é preciso que o município tenha uma pasta voltada para políticas para a juventude, que em Volta Redonda é a CoordJuv; o Conselho Municipal da Juventude, que também já existe no município.

“Também contamos com o Comitê de Articulação e Acompanhamento da Política Municipal de Juventude”, falou.

Larissa esclareceu que deverá ser criado um Fundo Municipal para a Juventude, além de implantado um calendário para a realização das Conferências Municipais da Juventude – a última realizada em Volta Redonda foi em 2015 – exigências para participar do Sinajuve.

“As mudanças na Lei Municipal 4.661/2010 também serão o primeiro passo para a criação do Plano Municipal de Políticas para Juventude de Volta Redonda”, acrescentou Larissa.

Via: O Dia

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Volta Redonda inicia capacitação do Comitê Governamental de Políticas para Juventude


Primeiro encontro foi realizado com representantes de seis secretarias municipais

VOLTA REDONDA - A Coordenadoria Municipal de Juventude (CoordJuv) de Volta Redonda abriu o calendário de capacitações para membros titulares e suplentes do Comitê Governamental de Articulação e Acompanhamento da Política Municipal de Juventude. O primeiro encontro foi realizado na última quarta-feira, dia 23, no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplag), em dois turnos, respeitando as normas sanitárias de prevenção à covid-19.

A reunião abordou o que são políticas públicas, a elaboração e execução, como as políticas devem ser construídas e qual é o fluxo necessário para que tenham efetividade e tragam retorno à população. No encontro também foi tratada a importância dos comitês, conselhos e conferências municipais. Além da relevância do trabalho integrado entre a sociedade civil e poder público para garantir a eficácia dessas políticas.

O servidor público, Kaique Maia que tem graduação em administração pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e representa a Secretaria de Cultura, nos conselhos municipais conduziu a reunião.
A coordenadora de Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, anunciou que a próxima capacitação será realizada em agosto, após a Conferência Municipal que vai eleger o Conselho Municipal da Juventude.

“Os encontros também serão direcionados em vídeos aos jovens, para apresentar a importância da juventude nos espaços de discussões. Os vídeos estarão disponíveis no canal da CoordJuv e também serão cedidos a todos os conselhos municipais da cidade para que possam utilizar o material de acesso comum a todo o governo”, disse.

Participaram da capacitação representantes das secretárias municipais de Planejamento; Esporte e Lazer (Smel); Ação Comunitária (Smac); Cultura (SMC); Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov); e da Fundação Beatriz Gama (FBG).

Via: O Dia

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Diretoria do Conselho de Políticas Públicas para Drogas e Álcool é empossada em Volta Redonda


VOLTA REDONDA -
A diretoria do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Drogas e Álcool (Comuda) de Volta Redonda tomou posse na tarde desta terça-feira, dia 20, no auditório da prefeitura. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela internet. O mandato vai de 20 de abril de 2020 a 19 de abril de 2023.

Os nomes foram escolhidos pelos membros do conselho, formado por representantes do poder público e sociedade, em assembleia extraordinária realizada no último dia 06 de abril. A coordenadora municipal de Prevenção às Drogas (CMPD), Neuza Jordão, assumiu a presidência do Comuda.

“Começamos a reestruturação do Comuda na primeira quinzena de janeiro e no dia 23 de março empossamos os conselheiros. Hoje, demos posse à diretoria e podemos seguir com os trabalhos”, disse.

O Comuda deve sugerir e fiscalizar as políticas públicas para drogas e álcool, como explicou Neuza Jordão.

“O conselho dá credibilidade às políticas públicas. Com a participação de diversos segmentos, vamos conseguir avançar e cumprir a missão da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD) na prevenção, cuidado, tratamento e reinserção dos dependentes na sociedade”, falou.

O secretário municipal de Estratégia Governamental, Carlos Macedo, participou da cerimônia, representando o prefeito Antônio Francisco Neto, e afirmou que “o governo municipal será parceiro do Comuda, pois sabemos da importância de tratar o uso se álcool e outras drogas com seriedade. O problema, agravado com a pandemia da Covid-19, é uma questão de saúde pública”, disse.

Também participaram da solenidade os vereadores Betinho Albertassi e Halison Vitorino, que vão representar a Câmara Municipal no Comuda, e Renan Cury, que enviou vídeo parabenizando toda diretoria; também estava na mesa de trabalhos Rita Souza, representando o deputado federal Antônio Furtado.

Além da presidente do Comuda, Neuza Jordão, fazem parte da diretoria: Pollyana de Souza Barbosa, representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), como vice-presidente; Laércio Rodrigues, da Federação da Associação de Moradores (FAM), como 1º secretário; e Kaique Lopes Maia, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), como 2 º secretário.

O Comuda ainda é formado por representantes das secretarias municipais de Educação, Ação Comunitária, Saúde; Fundação Beatriz Gama (FBG); Conselhos Tutelares I e II.

Da sociedade, compõem o Comuda o Centro Espírita Caminho da Luz; Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR); Lar Espírita Irmã Zilá; Instituto de Desenvolvimento, Estudo, Ações e Implementações Sociais (Ideais); Casa de Recuperação Desafio Jovem Lugar de Gente Feliz; Federação de Amor Exigente (FEAE); Ministério Filadélfia de Volta Redonda. Todas as entidades têm um titular e um suplente.

Via: O Dia

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Vereador de Volta Redonda solicita prioridade na vacinação para guardas municipais do município


Parlamentar também encaminhou requerimento pedindo informações sobre as cestas básicas dos alunos da rede pública de ensino

VOLTA REDONDA - Na sessão extraordinária desta quarta, dia 31, o vereador Rodrigo Furtado solicitou à prefeitura de Volta Redonda, através de um requerimento verbal, que a Guarda Municipal e os fiscais de atividades econômicas sejam contemplados como prioridade na vacinação deste mês.

Segundo o parlamentar, a ideia é estipular o efeito extensivo, já que o governador em exercício, Cláudio Castro, lançou no dia 30, terça, o calendário único de vacinação da covid-19 para o estado do Rio, através do qual determina que integrantes das forças de segurança sejam vacinados já a partir da segunda quinzena de abril.

“É importantíssimo que o município não deixe de fora os Guardas Municipais quando as demais forças de segurança forem vacinadas a partir do próximo dia 12. Os GMs estão atuando incansavelmente nas ruas, todos os dias ajudando a coibir o avanço da covid entrando em estabelecimentos comerciais, parando pessoas e veículos. Enfim, estão em contato direto com o vírus. Não tem como eles nos proteger se não estiverem protegidos”, comentou Furtado.

Vale lembrar que segundo Cláudio Castro, além dos guardas municipais, devem ser vacinados, a partir de 12 de abril, agentes das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, agentes penitenciários, Defesa Civil, além de oficiais de Justiça.

Aproveitando a oportunidade, Rodrigo Furtado ainda encaminhou outro requerimento à prefeitura, desta vez solicitando informações sobre a alimentação dos alunos da rede pública de ensino. O objetivo do vereador é garantir que os estudantes recebam a merenda escolar que têm direito.

“Sabemos pela literatura da área educacional que as necessidades fisiológicas dos estudantes interferem no aprendizado. Ninguém aprende absolutamente nada se estiver com fome. Diante disso, por mais que o governo e a secretaria de Educação se esforcem para que os alunos recebam atividades e estudem remotamente, se não garantir a comida dessas pessoas de nada vai adiantar”, avaliou Rodrigo que pede para a prefeitura voltar a disponibilizar cestas básicas aos alunos matriculados na rede.

Via: O Dia

sexta-feira, 12 de março de 2021

TSE mantém Neto na prefeitura de Volta Redonda


 4 ministros votaram a favor do deferimento da candidatura do prefeito

VOLTA REDONDA - Terminou em 4 a 2, a votação do julgamento da candidatura do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto (DEM). Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram pela manutenção de Neto na prefeitura.

A decisão aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 11, quando a maioria dos ministros ratificou a posição de Alexandre de Moraes, que deferiu em dezembro de 2020, a candidatura de Neto, autorizando sua posse neste ano para assumir a prefeitura de Volta Redonda, pela quinta vez.

Votaram a favor de Neto, o relator Alexandre de Moraes, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques e Tarcisio Vieira de Carvalho Neto. Os votos contrários a permanência de Neto no cargo foram Edson Fachin e Sérgio Silveira Banhos.

Via: O Dia

terça-feira, 9 de março de 2021

Reunião trata sobre políticas públicas para crianças e adolescentes em Volta Redonda


Encontro com representantes da Fundação Beatriz Gama e Conselho tutelar aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 08

VOLTA REDONDA - Uma reunião com representantes da Fundação Beatriz Gama (FBG) e o Conselho Tutelar de Volta Redonda foi realizada no auditório do Palácio 17 de Julho, na manhã desta segunda-feira, dia 08. O encontro serviu para estreitar os laços entre os equipamentos de proteção e discutir sobre o desenvolvimento de estratégias de intervenção junto às crianças e adolescentes e suas famílias.

A ideia é fortalecer a proteção integral dos acolhidos, além de traçar políticas públicas para crianças e adolescentes. Entre as propostas discutidas na reunião estão a capacitação dos profissionais que fazem o acolhimento, a fim de melhorar o atendimento e a criação de um protocolo no município para que o acolhimento aconteça de forma mais rápida.

O presidente da Fundação Beatriz Gama, Vitor Hugo de Oliveira, destacou que é preciso andar de mãos dadas.

“Os abrigados são a nossa razão de existir. Tudo que o abrigo necessitar será feito, imediatamente. Para isso precisamos de planejamento e cooperação de todos. Nosso objetivo é de dar dignidade, facilitar a vida dessas crianças e adolescentes, além de tentar fazer reinserção desse jovem na família de origem”, disse Vitor Hugo.

Segundo a conselheira tutelar, Angélica Santos, encontros como o de hoje fortalecem toda a rede de atendimento do município.

“Essa aproximação do Conselho Tutelar com a administração municipal é muito importante, pois trabalhamos em parceria. Assim podemos trocar ideias, experiências e sugerir melhorias para que realmente o atendimento disponibilizado seja de proteção. Quem ganha com isso são as crianças e adolescentes de Volta Redonda”, disse a conselheira.

O conselheiro tutelar, Bruno Nicolau, ressaltou que de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) as crianças e os adolescentes devem ter prioridade absoluta em relação aos seus direitos.

“Nossa finalidade é de unir esforços para assegurar a aplicação da Lei. Dessa forma, cada um cumpre seu papel no sistema de Proteção e Garantia de Direitos, de acordo com a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse Bruno Nicolau.

Via: O Dia

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Membros do Conselho de Políticas Públicas para Drogas e Álcool tomam posse em Volta Redonda


Mandato vai até fevereiro de 2023

VOLTA REDONDA - Representantes do poder público e da sociedade civil foram empossados Integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Drogas e Álcool (Comuda) de Volta Redonda. A entrega dos certificados para o mandato bianual, que vai até fevereiro de 2023, aconteceu na tarde de terça-feira, dia 23, no auditório da prefeitura.

A coordenadora Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD), Neuza Jordão, que preside o conselho interinamente, conduziu a cerimônia ao lado do secretário Municipal do Gabinete de Estratégia Governamental, Carlos Macedo da Costa. Também estavam na mesa de trabalho os vereadores Betinho Albertassi e Halison Vitorino, que vão representar a Câmara Municipal no Comuda.

“Começamos a reestruturação do Comuda na primeira quinzena de janeiro e hoje empossamos os conselheiros. O próximo passo é formar a comissão que vai criar o edital que permitirá a eleição da nova diretoria. Podem se candidatar todos que tomaram posse nesta cerimônia, sendo que dois membros devem ser do poder público, incluindo o presidente, por conta da alternância prevista em regimento, e dois da sociedade civil. Esperamos que a eleição ocorra no final de março”, explicou Neuza Jordão.

A coordenadora falou ainda sobre a importância do Comuda para sugerir e fiscalizar as políticas públicas para drogas e álcool.

“O conselho dá credibilidade às políticas públicas. Com a participação de diversos segmentos, vamos conseguir avançar e cumprir a missão da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD) na prevenção, cuidado, tratamento e reinserção dos dependentes na sociedade”, disse.

Joveline Damiana Batista Tomáz, que coordena o Serviço de Abordagem Social da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) é uma das conselheiras.

“Participando do grupo posso entender melhor a complexidade do problema e usar esta troca de experiência para ofertar de maneira mais eficaz os serviços para este público, já que grande parte da população em situação de rua é usuária de álcool e outras drogas”, comentou.

Neuza Jordão destacou também a participação da coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Suely das Graças Alves Pinto, e de Luciano Simões Canavez, que também atua no setor.

“É muito importante esta parceria para o sucesso da assistência ao usuário de álcool e outras drogas”, citou.

Ainda participam do conselho, representantes das secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer e Cultura; Fundação Beatriz Gama (FBG); e Ordem dos Advogados do Brasil. Da sociedade civil, compõem o Comuda o Centro Espírita Caminho da Luz; Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR); Lar Espírita Irmã Zilá; Instituto de Desenvolvimento, Estudo, Ações e Implementações Sociais (Ideais); Casa de Recuperação Desafio Jovem Lugar de Gente Feliz; Federação de Amor Exigente (FEAE); Ministério Filadélfia de Volta Redonda; Federação das Associações de Moradores (FAM). Todas as entidades têm um titular e um suplente.

Via: O Dia

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Antônio Francisco Neto, prefeito eleito em Volta Redonda, será diplomado nesta terça-feira


Neto também já confirmou nomes para compor o secretariado

VOLTA REDONDA - Após liminar do Ministro do TSE Alexandre de Moraes que garantiu sua posse, o prefeito eleito em Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, será diplomado nesta terça-feira, dia 22, às 15h, no Cartório da 131ª Zona Eleitoral.

De acordo com as informações da assessoria, Neto já confirmou os nomes para compor o secretariado do seu governo. Confira a lista atualizada:

Tetê Gonçalves para a Secretaria de Educação; Paulo César, o PC para o Saae; Jeronimo Telles para a Secretaria de Obras; Munir Francisco para Ação Comunitária; Anderson de Souza para secretaria de Cultura; Rafael Paiva para Comunicação; Edvaldo Silva para Empresa Processamento de Dados (EPD); Rose Vilela para Secretaria de Esportes; Miguel Arcanjo para o Meio Ambiente; Victor Hugo para Fundação Beatriz Gama; Almir de Souza Rodrigues para a Cohab (Companhia de Habitação); Maurício Monteiro como Subprefeito Retiro; Neuza Jordão para a Coordenadoria Antidrogas;  Jadiel Teixeira para Administração do Zoológico; Milton Alves de Faria para Coordenação Policlínica da Cidadania; Suely Pinto para Coordenação Saúde Mental; Arleuse Salotto para Procuradoria Geral do Município e Conceição Souza para a Secretaria de Saúde.

Via: O Dia

Decisão monocrática do TSE garante posse de Neto na prefeitura de Volta Redonda


Determinação do ministro Alexandre de Moraes aconteceu na noite de sexta-feira, dia 18

VOLTA REDONDA – O ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em uma decisão monocrática deferiu a candidatura de Antônio Francisco Neto (DEM). O ministro acolheu o pedido da defesa do candidato, que teve o registro negado na primeira instância e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), por ter tido contas reprovadas em mandatos anteriores quando estava à frente da prefeitura de Volta Redonda. 

Oficialmente o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) encerrou suas atividades e entrou em recesso na sessão de sexta-feira, dia 18, às 14 horas. Mas o ministro, Alexandre de Moraes, relator do processo de indeferimento de Antônio Francisco Neto, concedeu a liminar no final da noite da sexta-feira, dia 18.

Em trecho de sua decisão o ministro declara que não houve conduta dolosa. “Sendo assim, não verifico, na hipótese, a presença de ato doloso de improbidade administrativa, tendo em vista que: (i) a abertura de créditos suplementares foi precedida de autorização legislativa; (ii) o Município efetivamente aplicou o limite mínimo de gastos na educação; (iii) os vícios apontados referem-se à irregularidades de natureza contábil pela divergência de metodologia utilizada que desconsiderou o trânsito de recursos por conta específica e (iv) as irregularidades que embasaram a desaprovação de contas já haviam sido consideradas, pela Corte de Contas Estadual, em exercícios anteriores, como insuficientes para a reprovação.”

Com esta decisão, Neto, oficialmente passa a ser considerado o prefeito eleito no pleito do dia 15 de novembro, com 85.673 votos, ou seja, 57,20% dos votos válidos. Neto deve ser diplomado na próxima semana e poderá assumir o mandato no dia 1º de janeiro de 2021.

De acordo com a assessoria do prefeito eleito, Antônio Francisco Neto, a expectativa é que a transição se inicie o mais rápido possível e que exista bom senso por parte do atual governo. Neto, através das redes sociais comentou a decisão do TSE:

"Amigos e amigas, um bom dia a todos! Quero muito agradecer a todos vocês que acreditaram, torceram e votaram com a gente. A partir de agora, governamos para todos! Temos uma pandemia para vencer, uma economia para recuperar, uma saúde que precisa sair da UTI. Principalmente, temos uma cidade que precisa ser novamente uma referência para nosso país. Por isso, esperamos e pedimos aos adversários que respeitem as urnas e respeitem a decisão judicial", disse.

Via: O Dia

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

TSE encerra atividade em 2020 sem julgar recurso de Neto


VOLTA REDONDA - O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reúne nesta sexta-feira (18), a partir das 14h, para a sessão de encerramento do Ano Judiciário de 2020, a ser realizada por videoconferência. O processo referente às eleições em Volta Redonda, com o recurso especial do candidato mais votado em 15 de novembro, Antônio Francisco Neto, contra o indeferimento de sua candidatura, não entrou na pauta.

A liminar pedida pelo ex-prefeito para assumir até o julgamento de seu recurso também não entrou em pauta. Assim, embora haja uma possibilidade de decisão até o fim do dia, o mais provável é que, em primeiro de janeiro, o presidente da Câmara Municipal assuma interinamente até o julgamento definitivo sobre a candidatura de Neto.

Na cerimônia de encerramento, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, apresentará um balanço dos processos julgados e das ações realizadas durante todo o ano. O TSE volta do recesso no dia 7 de janeiro.

Via: Diário do Vale

Solenidade de diplomação dos vereadores eleitos é cancelada devido ao aumento de casos de covid-19 em Volta Redonda


Diplomas serão entregues de forma gradativa nesta sexta-feira, dia 18, na sede do Cartório da 131ª Zona Eleitoral

VOLTA REDONDA - A cerimônia de diplomação dos vereadores eleitos no dia 15 de novembro, em Volta Redonda que aconteceria no Plenário da Câmara Municipal de Volta Redonda, nesta sexta-feira, dia 18, foi cancelada. O motivo foi um ofício encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), pelo o presidente da Câmara Municipal, vereador Nilton Alves de Faria, o Neném (DEM), que solicitou a suspensão da cerimônia, devido ao aumento de casos da covid-19.

De acordo com a decisão do juiz da 131ª Zona Eleitoral, Alexandre Custódio Pontual, os diplomas serão entregues pelo próprio magistrado, na sede do Cartório no mesmo dia 18 de dezembro de 2020, obedecendo aos seguintes horários:

16:30 horas: PSC
16:45 horas: DEM - SD
17:00 horas: DC - PSB
17:15 horas: PT - PSD
17:30 horas: PP – PMB
17:45 horas: PL – PATRIOTA
18:00 horas: PTB – PSDB– REPUBLICANOS

Via: O Dia

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Por unanimidade, TRE-RJ rejeita embargos de declaração apresentados por Neto


Decisão aconteceu nesta segunda-feira, dia 23, em sessão plenária virtual

VOLTA REDONDA - Por unanimidade, os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio (TRE-RJ) rejeitaram os embargos de declaração apresentados por Antônio Francisco Neto (DEM), contra o indeferimento de sua candidatura à prefeitura de Volta Redonda. A sessão plenária virtual aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 23. A decisão unânime foi tomada pelo colegiado formado por seis desembargadores.

O motivo da rejeição da candidatura do ex-prefeito foi a inclusão na Lei da Ficha Limpa. Neto se tornou inelegível por oito anos, quando 15 dos 21 vereadores votaram, em abril de 2017, a favor do parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) que reprovou as contas de 2011 do ex-prefeito. A situação de reprovação das contas aconteceu novamente em 2013. Segundo o TCE-RJ, Neto utilizou verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para a realização de obras pelo Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban).

O ex-prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto divulgou através das redes sociais que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Desde o início deste pleito, sabíamos a afirmamos que a decisão final seria tomada no Tribunal Superior Eleitoral. No TSE, as Jurisprudências (casos de outros prefeitos similares ao nosso já julgados) tiveram parecer favorável”, diz trecho da nota.

Via: O Dia

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Confira quem são os 21 vereadores eleitos para a Câmara de Volta Redonda


VOLTA REDONDA - Com 100% das urnas apuradas, no final da noite de domingo, (15 de novembro), confira quem são os 21 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Volta Redonda.

Sendo que oito dos eleitos irão cumprir o 1º mandato: Renan Cury (Solidariedade), Lela (PSC), Betinho Albertassi (PSD), Temponi (PTB), Rodrigo Nós do Povo (PL), Hálison Vitorino (PP), Cacau da Padaria (PMB) e Paulinho AP (DEM).

Veja a lista dos vereadores eleitos:
Renan Cury – Solidariedade 3.124 votos
Jari PSB 3.109 votos
Luciano Mineirinho PSD 2.554 votos
Fabio Buchecha PSC 2.503 votos
Paulo Conrado DC 1.948 votos
Dr Rodrigo Furtado PSC 1.904 votos
Edson Quinto PL 1.895 votos
Lela PSC 1.860 votos
Nenem DEM 1.842 votos
Sidney Dinho PATRIOTA 1.779 votos
Betinho Albertassi PSD 1.725 votos
Vair Duré PSC 1.693 votos
Novaes PP 1.682 votos
Temponi PTB 1.561 votos
Rodrigo Nos do Povo PL 1.551 votos
Pastor Washington REPUBLICANOS 1.533 votos
Hálison Vitorino PP 1.283 votos
Walmir Vitor PT 1.220 votos
Jorginho Fuede PSDB 1.089 votos
Cacau da Padaria PMB 992 votos
Paulino AP DEM 753 votos

Via: O Dia

Neto, do DEM, recebe maioria dos votos em Volta Redonda; com registro anulado, ele aguarda julgamento


Ele teve 57,20% dos votos dados a todos os candidatos e derrotou Baltazar, que ficou em segundo lugar, com 12,66%. Atual prefeito, Samuca Silva terminou em terceiro lugar, com 9,27%.

VOLTA REDONDA - Neto, do Democratas, foi o candidato mais votado em Volta Redonda (RJ) nas eleições municipais em deste domingo (15). Ao fim da apuração, ele teve 57,20% dos votos. Foram 85.673 votos no total.
O candidato superou Baltazar, do PSD, que ficou em segundo lugar com 12,66% (18.961 votos), e o atual prefeito Samuca Silva, do PSC, com 9,27% (13.889 votos).

Com o registro anulado, Neto aguarda julgamento para saber se vai assumir o cargo de prefeito pelos próximos quatro anos.

Se vencer também nos tribunais, este será o quinto mandato à frente da prefeitura de Volta Redonda — ele governou a cidade de 1997 a 2004 e de 2009 a 2015.

A eleição em Volta Redonda teve 25,49% de abstenção, 3,65% votos brancos e 6,19% votos nulos.
Neto tem 64 anos, é solteiro, tem o ensino médio completo e declara ao TSE a ocupação de aposentado. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 1.353.588,05.

O vice é Engenheiro Faria, também do Democratas, que tem 80 anos. Os dois fazem parte da coligação Vontade Popular 2020, formada pelos partidos Democratas, PTB e PMB.

Veja o resultado após o fim da apuração:
Neto (DEM) - 57,20%
Baltazar (PSD) - 12,66%
Samuca Silva (PSC) - 9,27%
Granato (Solidariedade) - 5,34%
Hermiton (Republicanos) - 3,93%
Juliana Carvalho (PSOL) - 2,40%
Alex Martins (PSB) - 2,38%
Cida Diogo (PT) - 2,31%
Dayse Penna (PROS) - 2,13%
Professor Habibe (PC do B) - 1,08%
Evandro Glória (Cidadania) - 0,68%
Benevenuto (Avante) - 0,46%
Mônica Teixeira (PSTU) - 0,12%
Luiz Eugênio (PCO) - 0,04%

Via: G1